Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relação Empregado/Empregador

Os gerentes supervisionam seus subordinados como parte integrante de seu trabalho os subordinados requerem atenção e comportamento, pois enfrentam varias contingencias internas e externas e estão sujeitos a problemas pessoais, familiares, financeiros, de saúde, preocupações diversas, dificuldade de transporte ou de atendimento a compromissos, problemas com drogas,fumo ou álcool. São problemas variados que afetam o desempenho das pessoas algumas pessoas conseguem administrar tais problemas por conta própria. Outras não, e funcionários problemáticos com justiça e equanimidade exige considerável tempo dos gerentes. Os problemas pessoais podem afetar o comportamento de trabalho dos funcionários. É de interesse de a organização motivar e proporcionarassistência aos funcionários nestas situações.
Muitas organizações oferecem assistência a funcionários problemáticos ou tentam modificar o seu comportamento negativo as atividades de relações com funcionários têm por objetivo a criação de uma atmosfera de confiança, a respeito e consideração e buscam maior eficácia organizacional através da remoção de barreiras que inibem a plena participação dosfuncionários e cumprimento de suas políticas organizacionais. Essas barreiras decorrem de fatores organizacionais ou pessoais qualquer que seja sua fonte, as atividades de relações com funcionários buscam estabelecer comunicação direta de duas vias para proporcionar assistência mutua e envolvimento na realidade, as relações com empregados devem fazer parte integrante da filosofia da organização: aorganização deve tratar seus empregados com respeito e oferecer meios de atender ás suas necessidades pessoais e familiares.
A assistência ao empregado, que tem problemas pessoais não é nova. A Ford Motor Company, nos Estados Unidos, instituiu o departamento de ajuda legal em 1916 para assistir seus empregados, gratuitamente, em questão legais, de seguro, investimentos, e disputas judiciais, documentaçãoetc. Seu departamento medico tinha instalações próprias e a escola de inglês ensinava leitura, redação e conversação para centenas de empregados. A partir de 1920, com o fenomenal crescimento da companhia, a complexidade e os custos dos programas e a perda de influencia dos gerentes de topo, esses programas foram suspensos e só voltaram muito tempo depois.





Estratégicas Empresa/Gestor

Gestor. A relação deve ser explicitar a sua filosofia aos funcionários e solicitar deles sugestões e opiniões sobre assuntos do trabalho. As comunicações devem ser de mão dupla.
 Cooperação. A organização deve compartilhar o processo decisório e o controle das atividades com os funcionários para obter sua cooperação e comprometimento.
 Proteção. O local de trabalho deve afetar o bem estar dosfuncionários sob o ponto de vista físico e proporcionar proteção contra possíveis retaliações ou perseguições do ponto de vista psicológico. As pessoas devem sentir que seu local de trabalho é agradável e seguro.
 Assistência. A organização deve responder ás necessidades especiais de cada funcionário dando-lhe suporte e apoio para tanto. As pessoas devem sentir apoio e suporte da organização emsuas necessidades e expectativas.
 Disciplina e conflito. A organização deve ter regras claras para lidar com a disciplina e a resolução de possíveis conflitos.

Ao longo dos anos, a principal força de Hewlett Packard (HP) foi a eficácia da comunicação – tanto descendente como ascendente – dentro da organização. Dois ingredientes básicos permitiram que isso acontecesse:

• Gerenciamento porcaminhadas pela empresa: Os gerentes e supervisores andam visitam suas áreas sempre atentos ao que acontece nelas, não apenas no nível imediato, mas em todos os níveis abaixo para garantir uma operação bem administrada.
• Nossos funcionários constituem o nosso mais importante recurso e os gerentes tem responsabilidade direta pelo seu treinamento, desenvolvimento e bem estar geral. Para...
tracking img