Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar

PRISCYLA CARMEN

Projeto Integrado Multidisciplinar
CASAS BAHIA

PRISCYLA CARMEN

Projeto Integrado Multidisciplinar
CASAS BAHIA

RESUMO

A área de Recursos Humanos possibilitou uma ferramenta imprescindível para as organizações, pois por meio dela é possível identificar diversos aspectos quanto a sua organização, bem como as técnicas emétodos para potencializar seu funcionamento.   Para a descrição e análise de prática de gestão da empresa   para a execução desse trabalho escolhi uma empresa do ramo de eletrodomésticos e eletrônicos a CASAS BAHIA, é uma empresa de grande porte, que atua no ramo de eletrodomésticos, com 59(cinquenta e nove)   anos de atuação, sediada na cidade de São Caetano SP. Nesse trabalho procuramos apresentaraspectos gerenciais da empresa demonstrando sua estrutura organizacional, sistema de informação, comunicação e gerenciamento de pessoas, mediante orientação manual do Projeto Integrado Multidisciplinar- PIM.

Palavra-chave: Loja, Vendas de móveis, eletrodoméstico e eletrônicos e Outros Serviços.

SUMARIO

1.1 Fundamentos de Administração – Descrição da Organização
1.2.1Denominação e forma de constituição;
1.1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização;
Polonês naturalizado brasileiro, Samuel Klein com 88 anos, vendedor nato, adora contar histórias do mundo dos negócios. Nem de longe deixa transparecer os horrores vividos durante a Segunda Guerra Mundial, quando abandonou uma Europa ameaçada por regimes autoritaristas e fincou raízes em São Caetano do Sul,na Grande São Paulo.
Começou seus negócios com US$ 6 mil no bolso, Samuel comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio do Bom Retiro, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lheoferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário.
Em 1957, já tinha capital suficiente para dar mais um passo em direção ao futuro. Comprou sua primeira loja, no centro de São Caetano do Sul, que chamou de “Casa Bahia” em homenagem aos imigrantes nordestinos que haviam se deslocado para a região em busca de trabalho na indústria automobilística. No endereço de número567, da Avenida Conde Francisco Matarazzo, Samuel aumentou a variedade de produtos e começou a negociar com móveis, colchões de algodão, entre outros itens. A clientela não demorou a frequentar a loja para pagar suas prestações e, lógico, adquirir novas mercadorias. Era o início de um império que foi conquistando cada vez mais clientes e mercados até se transformar na potência dos dias de hoje.1.2.2 Natureza e ramo de atuação;
A Casas Bahia é a maior rede de varejo da América Latina, trabalhando com um mix de produtos que vai de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis a artigos de confecção, cama, mesa, banho e brinquedos.
1.1.4 Informações sobre o porte da empresa;
1.1.5 Relações das fiais;
Com 59 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia, com mais de 56mil colaboradores, tem mais de 500 filais e presença em 12 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste (SP, RJ, MG, GO, PR, SC, MS, MT, ES, BA, SE e CE), além do Distrito Federal.

1.1.6 Numero de funcionários;
As Casas Bahia possui, mais de 60 mil funcionários em todo o país.
1.1.7 Principais produtos;
Eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis a artigos de confecção, cama,mesa, banho e brinquedos.
1.1.8 Principais fornecedores, principais insumos, matérias primas e serviços por eles fornecidos;
A IBM é um de seus principais fornecedores (responsável por 90% do parque instalado) e recentemente fez da varejista referência no mundo Linux, ao trocar antigos sistemas operacionais de código fechado pelos de código aberto nos pontos de venda.
1.1.9 Principais mercados...
tracking img