Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD ESTUDO DE CASO
RECURSOS HUMANOS

Tendências Atuais das Políticas de Recursos Humanos: Um Estudo de Caso numa Empresa Têxtil da Paraíba

Autores:

Andressa Maria Freire da Rocha do Nascimento- Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração- UFPB e-mail: dessarn@ig.com.br Tel: (83) 2350134

Célia Cristina Zago- Doutora em Engenharia de Produção- UFSC- Professora doDepartamento de Administração-UFPB e-mail: celiazago@ig.com.br Tel: (83) 2460378

Fernanda Pereira Silva- Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração- UFPB e-mail: fbraga6095@globo.com Tel: (83) 2358202

João Agnaldo do Nascimento- Doutor em Estatística- IME-USP- Professor do Departamento de Estatística- UFPB e-mail: joaoag@terra.com.br Tel: (83) 2353045

Tendências Atuais dasPolíticas de Recursos Humanos: Um Estudo de Caso numa Empresa Têxtil da Paraíba

Resumo
Na incessante busca da qualidade, produtividade e competitividade, as empresas sentiram a necessidade de novas práticas de recursos humanos, apresentando políticas e estratégias para o alcance dos objetivos organizacionais.
A investigação da pesquisa foi de natureza quantitativa. Os dados foramobtidos através de questionários com todos os gerentes da empresa estudada, sob a forma de um estudo de caso. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), que permitiu o cálculo das médias, os testes de Wilcoxon, Friedman e Análise de Agrupamento das sete dimensões adaptadas do modelo de Coda. Neste sentido, procurou-sepesquisar quais as políticas de recursos humanos numa empresa têxtil da Paraíba, com o propósito de avaliar as tendências atuais de Recursos humanos como: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; qualidade de vida do trabalho; cargos e salários; avaliação e desempenho; planos de cargos e salários e processo de comunicação.
Os resultados sugerem que o propósito da empresa consiste em:investir na qualidade de vida dos funcionários; valorizar elevados padrões de desempenho, enfatizando as competências e contribuir com seus colaboradores através de um processo de comunicação eficiente.

1.Introdução
As empresas ao longo do processo de crescimento e desenvolvimento estão naturalmente criando e aprimorando conhecimentos e experiências para responder ao novo cenário do mundoglobalizado, definindo assim, a incessante busca pela competitividade. Estas, segundo Ferraz (apud Pizolotto e Piccinini 2000) , estão ligadas aos fatores fundamentais como a qualificação, a flexibilidade e a produtividade, introduzindo novas formas de gestão de recursos humanos, procurando reformular seu relacionamento com a força de trabalho, objetivando melhorias contínuas de produção evisando atrair os trabalhadores à co-participação dos desafios competitivos contemporâneos.
As organizações vêem adotando novos padrões de relação de trabalho onde procuram uma maior disseminação dos trabalhadores na tomada de decisões das empresas. E um dos fatores que merece destaque é a valorização do capital intelectual, como também, a transformação dos recursos humanos de uma atuaçãooperacional para atuação estratégica.
Foi a partir da década de 90 que houve uma maior preocupação com o nível estratégico da área de RH. De acordo com Wood Jr. (1995); Almeida, Teixeira e Martinelli (1993), é possível observar uma transformação em curso nas funções e nos objetivos da administração de recursos humanos, onde os desafios da diversidade cultural que ora se descortinam, engendramnovas redefinições estratégicas, reformas produtivas e reestruturações administrativas nas organizações. Fischer (1998) define que, estas transformações são responsáveis pela configuração de novos modelos de gestão de pessoas (Gestão de RH) e ainda, segundo Porter (1991) são capazes de criar e sustentar vantagens competitivas.
A presente realização deste estudo procura investigar as...
tracking img