Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS

A preocupação central da administração de cargos e salários é com a manutenção do equilíbrio interno e externo. O equilíbrio interno é conseguido pela correta avaliação dos cargos, de forma a manter uma hierarquia, enquanto o equilíbrio externo é conseguido com a adequação salarial da organização diante do mercado de trabalho.
Para que os equilíbriosinternos e externos sejam mantidos, é necessários o desenvolvimento criterioso de um programa de cargos e salários.
Para a empresa São bento, os aspectos vantajosos para os funcionários da implantação da administração de cargos e salários dentro da empresa diz respeito a essência na escolha individual das pessoas, enfatizando os aspectos de oferta e demanda de mão-de-obra e a analise do papel dosistema econômico na determinação de uma taxa de salário que permita a reprodução da força de trabalho e a acumulação de capital. Enquanto as vantagens para a organização seria o acompanhamento, o controle e avaliação dos resultados.
Benedito Rodrigues Pontes nos diz que a importância da administração de cargos e salários para o trabalhador estaria ligada no fato de que o funcionário trabalharámais motivado, pois perceberá que a empresa esta preocupada com seu bem estar-estar pessoal e profissional, e a importância para a empresa é que melhorará suas políticas de recursos humanos, atraindo e retendo seus talentos humanos.
Uma das questões mais polemicas referentes a salário é se este funcionaria como um fator de motivação para os funcionários.
Para Maslow, as necessidades humanas podemser divididas em cinco, dentro de um escala na qual, a partir do momento que temos uma necessidade satisfeita, a necessidade seguinte passa a ser o fator motivador de nossas atitudes, ate atingir satisfação de todas elas. Mas, mesmo tendo atingido a satisfação da necessidade mais complexa, se alguma outra deixar de ser satisfeita, esta assume papel preponderante, tornando imprescindível a suasatisfação.

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

[pic]

Associando a teoria de Maslow à nossa questão de salário, como fator de motivação, observamos que, indiretamente, este contribui, é o pano de fundo para a satisfação dessas necessidades. É por intermédio dele que temos assegurada a satisfação de nossas necessidades básicas independentes da empresa, tais como moradia, alimentação, etc.; quanto asegurança relacionada ao trabalho, a estabilidade da empresa no mercado e á estabilidade que possa ser proporcionada aos funcionários em termos de garantia de emprego e de recebimentos dos salários em dia, também são e suma importância.
Em entrevista foi verificado que para a São Bento as vantagens da empresa que faz um plano de cargos e salários são as seguintes: Organização das funções eresponsabilidade, medidas de desempenho compatíveis com os objetivos e condições motivadoras.
As desvantagens seriam dificuldade de controle e a possibilidade de atrito entre processo atual. A empresa possui um plano de cargos e salários, esse plano tem como objetivo de fazer com que o processo atual, dirigido para uma política de cargos e salários, volte-se pra uma política de remuneração ereconhecimento pautada em valor agregado de conhecimento.
O salário é uma demonstração objetiva do quanto a empresa valoriza o trabalho do seu profissional. As empresas devem administrar o salário como função agregada de motivação e procurar utilizá-lo como um instrumento a mais na compatibilização dos objetos organizacionais e pessoais ( PONTES, 2008, p 31).
Pela teoria de Herzberg, poderemoscompreender melhor o papel do salário, que esta tão intimamente ligada à satisfação das necessidades humanas. Herzberg divide os fatores em higiênicos e motivadores, sendo que os higiênicos abrangem todos os benefícios oferecidos pela empresa. Já os fatores motivadores que estão relacionados com o cargo ocupado pelo empregado e abrangem o trabalho adequadamente realizado, responsabilidade exigida,...
tracking img