Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2- CONCEITO DE TREINAMENTO

Treinamento consiste na aplicação de um conjunto de técnicas da ensino/aprendizagem, com o objetivo de levar o individuo à aquisição de conhecimentos e habilidades específicas que visam prepará-lo para o desempenho imediato e satisfatório das tarefas referentes a seu cargo ou função.

2.1- OBJETIVOS DO TREINAMENTO
Muitos funcionários novos já possuem amaior parte dos CHAs (conhecimentos, habilidades e aptidões) necessários para o trabalho. Outros podem precisar de treinamento intensivo antes de estar preparado para dar sua contribuição às empresas. Quase todos os funcionários, entretanto, precisam de algum tipo de treinamento no trabalho para manter um bom desempenho ou ajustar-se as novas formas de trabalho.

A razão básica das empresastreinarem novos funcionários é levar seus CHAs ao nível exigido para o desempenho satisfatório. À medida que esses funcionários continuam no emprego, o treinamento adicional oferece oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades. Como resultado desse treinamento, os funcionários podem ser eficientes no emprego e capazes de desempenhar cargos em outras áreas ou níveis superiores.

2.2-LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO
As ações de treinamento se iniciarão com o levantamento de necessidades de treinamento (tudo aquilo que se precisa para manter ou atingir um determinado padrão de desempenho, ou seja, á a diferença entre o nível de eficiência atual e o nível de eficiência desejado).O importante é não presumir a necessidade e sim pesquisa – lá.
A LNT trará à tona acarência observada no indivíduo ou no grupo, diante do padrão de qualificação necessário para a boa execução da tarefa de uma função. Os resultados aqui traçados definirão as ações a serem tomadas posteriormente.
Gerentes e equipes de RH devem ficar atentos aos tipos de treinamento adequados, aos setores onde são necessários, a quem precisa deles e aos métodos que proporcionarão melhor as habilidadese aptidões de que os funcionários precisam. Para ter certeza de que o treinamento é oportuno e focalizado nas prioridades, os gerentes devem fazer a avaliação das necessidades; a seguir os aspectos que são analisados:
• Análise da empresa: exame do ambiente, das estratégias e recursos da empresa para determinar onde a ênfase de treinamento deve ser colocada ( fusões, aquisições, mudançastecnológicas, globalização, reengenharia )
• Análise das funções: esta análise enfoca os cargos e suas tarefas. O objetivo dessa análise é descobrir os conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos essenciais para o desempenho eficaz do cargo. Os tipos de habilidades de desempenho e conhecimentos que os treinados precisam , podem ser determinado observando-se funcionários qualificados que ocupamo cargo e/ou revisando as descrições de cargo. Essas informações ajudam os analistas de treinamento a selecionar o conteúdo e a escolher o método de treinamento mais efetivo.
• Análise Pessoal: determina o indivíduo específico que precisa de treinamento; procura verificar se a força de trabalho é suficiente, qualitativa e quantitativamente, para as atividades atuais e futuras da organização.Procura saber como as pessoas estão desempenhando suas tarefas, se o treinamento pode elevar a sua eficácia e qual o tipo de treinamento sugerido.
2.3- PROGRAMA DE TREINAMENTO
Tendo determinado as necessidades de treinamento, o próximo passo é verificar o tipo de treinamento e seu ambiente.
Com base nas informações da LNT, os especialistas podem estabelecer resultados desejados por meio deobjetivos instrucionais escritos, que em geral descrevemos habilidades ou conhecimentos a serem adquiridos e/ou atitudes a serem mudadas.
O treinamentos deve estar motivado assim o " foco " será absorvido com maior facilidade. O sucesso ou o fracasso de um programa de treinamento esta relacionado a princípios de aprendizado, os programas de treinamento provavelmente sejam mais efetivos se...
tracking img