Recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Uniplan Centro Universitário Planalto do Distrito Federal

Globalização

Brasília 03 de novembro de 2010

Introdução

Globalização é mais do que um conceito, é também um modo de enfocar a realidade, como tal é utilizada em algumas das mais influentes visões de mundo. Um conteúdo atual da globalização é percebido basicamente como sendo, econômico, cultural e ecológico.

Aglobalização tem sido um dos termos de maiores discussões no âmbito mundial, questão polemica que provoca controvérsias entre aqueles que são contra ou a favor da inserção de um país nas relações internacionais, mercado global, isso acontece na consistência de produtos que empregam componentes fabricados em todo mundo.

A globalização é um fenômeno de abertura das economias, fronteiras etroca de produtos internacionais proporcionados principalmente pelo desenvolvimento dos setores de transportes e comunicações.

Um dos aspectos importantes da globalização é a expansão das empresas multinacionais, que possuem estabelecimentos em diversos países e continentes.

2.1 Impactos positivos: A criação de blocos econômicos com a finalidade de facilitar o comércio entre os paísesmembros, desenvolvimento nos meios de transportes, turismo internacional, troca comercial entre os países e expansão das empresas multinacionais por todo o mundo.

2.2 Impactos negativos: Instabilidade econômica, pois qualquer acontecimento em um determinado país atinge rapidamente a outros países, regiões e povos, principalmente por meio da “internet”, com a facilidade com tudo circula, não havendocontrole, pois tudo se consegue adquirir através deste elemento de informação mundial.

3.1 Fundo Monetário (FMI): o FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL, foi criado em 1945 e tem como objetivo básico zelar pela estabilidade do sistema monetário internacional. Atualmente tem como membros 184 países, com exceção de: Coréia do Norte, Cuba, Liechtsenteim, Andorra, Mônaco, Tuvalu e Nauru. Sua sede fica emWashington – EUA. E o diretor atual é o francês Dominique Strauss-Kanh, o FMI tem como objetivo, promover a cooperação monetária internacional, favorecer a expansão equilibrada do comércio, desenvolvimento dos recursos produtivos, contribuir para instituição de um sistema multilateral e promover a estabilidade cambial.

3.2 Organização Mundial do Comércio (OMC): surgiu no fim da segunda guerramundial, a partir dos preconceitos estabelecidos pela organização internacional do comércio consolidados na carta de havana. A mesma entrou em funcionamento em 01/01/1995, Portugal aderiu em 15/04/1994 e Cabo Verde é o mais novo membro desde 23/07/2008. A sede fica em Genebra na Suiça e tem como atual diretor o francês Pascal Lamy.

3.3 Banco Mundial (BM): é um dos organismos especializados nasnações unidas que se define como uma fonte de assistência financeira para os chamados países em desenvolvimento. Tem como propósito a redução da pobreza por meio de empréstimos a baixos juros. Tem 186 países como membros, foi criado em 1994 e sua sede fica em Washington/EUA e o atual presidente é o americano Robert B. Zoellick.

4.1 Acelerações dos processos de desenvolvimento econômico comjustiça social;

* Integração das políticas de aproveitamento mais eficaz dos recursos disponíveis e preservação do meio ambiente;

* Melhoramento das interconexões físicas entre os Estados-Partes;

* Coordenação das políticas macroeconômica, com complementação dos diferentes setores da economia, com base no princípio de gradualidade, flexibilidade e equilíbrio;

* Obtenção de uma adequadainserção internacional para os Estados-Partes;

* Promoção do desenvolvimento progressivo da integração;

* Promoção do desenvolvimento científico e tecnológico dos Estados-Partes;

* Modernização das econômicas dos Estados-Parte, para ampliar a oferta e a qualidade dos bens de serviço disponíveis, a fim de melhorar as condições de vida de seus habitantes.

4.2 Principais blocos econômicos...
tracking img