Recursos humanos ect

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


A função de recursos humanos (RH) hoje está amplamente ligada aos objetivos e metas da empresa, dando suporte a todas as áreas, fazendo com que os funcionários estejam sempre motivados e comprometidos.
O departamento de recursos humanos de uma empresa desenvolve diversas atividades, como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários,benefícios, planejamento de carreiras, avaliação de desempenho e relações trabalhistas.
O presente trabalho tratará do diagnóstico organizacional sobre a gestão dos recursos humanos de uma empresa pública, sendo que a organização empregada para este estudo é a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, especificamente a Agência de Correios de Tubarão/SC. Neste sentido, será verificado desdea estrutura até o planejamento de seu departamento de recursos humanos.
Neste será realizada a apresentação da organização empregada no estudo, descrevendo seu histórico, sua caracterização e sua área de atuação.
Em um segundo momento, serão abordados os processos do setor de RH de forma concisa, destacando os aspectos mais relevantes dessas rotinas e fundamentados com algunsautores da área.
O RH busca atingir melhores níveis de desempenho para alcançar os objetivos da empresa, agindo no sentido de desenvolver um ambiente organizacional que estimule a motivação e liderança de equipes de trabalho, as responsabilidades e níveis de comando juntamente com as estruturas de cargos e relações de poder e compromisso.
A Administração de Recursos Humanos mostra queorganização e homem devem seguir juntos para um desempenho eficaz da empresa. A área de RH é vista como uma função relacionada a pessoas, porém suas metas devem estar associadas aos objetivos da empresa, pois os recursos humanos reforçam os valores e crenças da empresa, moldam e sustentam as normas e papéis, programam a mudança cultural no sentido de apoiar as metas organizacionais.






2OBJETIVOS





2.1 Objetivo Geral


Propor melhorias ao departamento de Recursos Humanos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.



2.2 Objetivos Específicos


- Demonstrar detalhadamente a estrutura do departamento de RH;
- Identificar as Políticas Salariais presentes na empresa;
- Diagnosticar possíveis problemas no setor de RH;
- Identificar as causas dosproblemas;
- Propor soluções aos problemas identificados.

















3 A EMPRESA


A análise organizacional será realizada na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na Agência dos Correios de Tubarão, localizada na rua Coronel Cabral, número 110, CEP 88701-970, no centro da cidade de Tubarão, Santa Catarina.
Os Correios tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeirode 1663 e, desde então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondam às expectativas dos seus clientes.
A empresa realiza importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional. Na composição do seu faturamento, aufere 54,3% da receita com os serviços monopolizados (carta, telegrama e correspondênciaagrupada), de modo que a reserva de mercado desses três serviços é fator essencial para a sobrevivência e para a garantia da universalização.
Lado a lado com a vertente social, os Correios oferecem soluções, com tecnologia de ponta, para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituições em um mercado cada vez mais competitivo. É o caso do Sedex, criado em 1982, que se tornou umdos principais produtos da empresa e lidera o setor de encomendas expressas no Brasil. Nos últimos anos, o serviço passou a contar com outras modalidades, como o e-Sedex, Sedex 10, Sedex Hoje e Sedex Mundi, agilizando ainda mais a entrega de encomendas.
Devido à forte capilaridade da empresa, a prestação de serviços financeiros nas agências dos Correios constitui-se, cada vez mais, numa...
tracking img