Recursos hídricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Arlete da Silva Barbosa

Recursos Hídricos
A Importância da Água para a Vida.

“Monografia aprovada como exigência parcial para a obtenção do Titulo em Tecnólogo Em Gestão Ambiental à Comissão Julgadora da Faculdade UNOPAR.”

Aprovada em ___/___/___

Banca Examinadora.

________________________________________
Profº Ms. Frank Eduardo Ferreira de Souza
Orientador
UNOPAR________________________________________
Profª Esp. Ed. Ambiental Solange Boscardin
Ciência Biológica
UNOPAR

________________________________________
Esp. Em Gestão de Pessoas Eliana Rude
Administração
UNOPAR

Conceito Final ____________

Agradeço primeiramente a Deus, pela saúde, pela fé, pela perseverança e sempre me iluminou e sustentou.

Depois a minhaorientadora Mônica Soares, pela ajuda nesse longo caminho da conquista do conhecimento.

Aos meus filhos Thais e Tiago, pela paciência, pela falta da minha presença.

Ao meu esposo, pela compreensão, paciência, dedicação e ajuda, pois sem esse apoio eu não consegueria chegar.

A todos que, diretamente ou indiretamente, contribuíram para a realizaçãodeste trabalho.

BARBOSA, Arlete da Silva. Recursos Hídricos: a importância da água pra a vida. 2010. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Tecnólogo em Gestão Ambiental – Centro de Ciências Empresariais e Sociais Aplicadas, Universidade Norte do Paraná, Várzea Grande-MT, 2010.

RESUMO

EXISTE UMA FALSA IDÉIA DE QUE OS RECURSOS HÍDRICOS SÃO INFINITOS. REALMENTE HÁ MUITA ÁGUANO PLANETA, MAS MENOS DE 3% DESSE VOLUME É FORMADO POR ÁGUA DOCE, DO QUAL MAIS DE 99% FICA CONGELADO NAS REGIÕES POLARES, O QUE DIFICULTA A SUA UTILIZAÇÃO PELO HOMEM. A ÁGUA É O ELEMENTO FUNDAMENTAL PARA A EXISTÊNCIA DA VIDA NA TERRA, TODOS OS SERES VIVOS DEPENDEM DELA PARA SOBREVIVER E PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA DA ESPÉCIE, A ÁGUA SUSTENTA A VIDA. ENTRETANTO, APESAR DE TODA A SUA IMPORTÂNCIA, AÁGUA É UM RECURSO QUE PODE ACABAR E, POR ISSO, EXIGE CUIDADOS EM RELAÇÃO À QUANTIDADE DE USO, À SUA QUALIDADE, ÀS SUAS FONTES, À SUA DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL PELO PLANETA, ALÉM DE PLANEJAMENTO E CUSTEIO DE TRATAMENTO, DE CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO. É AMPLIAR A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES, BEM COMO CONSCIENTIZAR OS PROFESSORES E INTERESSADOS NO TEMA ÁGUA, SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DESTE RECURSONATURAL VITAL PARA A PRESERVAÇÃO DA VIDA NO PLANETA. OUTRO PONTO IMPORTANTE É INCENTIVAR OS EDUCADORES A PLANEJAREM SEUS PROJETOS DE FORMA MULTIDISCIPLINAR, ENVOLVENDO DIVERSAS DISCIPLINAS NO MESMO TRABALHO E ASSIM DESENVOLVER UMA VISÃO MAIS ARTICULADA COM O MEIO AMBIENTE. AJUDAR OS ALUNOS A DESCOBRIREM OS SINTOMAS E AS CAUSAS REAIS DOS PROBLEMAS QUE O BRASIL VEM ENFRENTANDO COM A POLUIÇÃO E A FALTA DEÁGUA. DESPERTAR A ATENÇÃO E DAR SUBSÍDIO A PROGRAMAS INTEGRADOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O PROJETO VISA AJUDAR OS PROFESSORES NO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO À CULTURA DE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA, MOSTRANDO SUAS MÚLTIPLAS FORMAS DE USO, OS CICLOS DA MESMA, SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA E PARA A HISTÓRIA DOS POVOS.

Palavras-chave: Educação Ambiental, recursos hídricos, consumo deágua, tratamento de água, distribuição, hidrologia, bacias hidrográficas, contaminação, saneamento.

BARBOSA, Arlete da Silva. Water Resources: the importance of water to life. 2010. Total number of leaves. Completion of course work in Environmental Technologist - Center for Applied Business and Social Sciences, University of Northern Paraná, Lowland Grande-MT, 2010.

ABSTRACT

There is amisconception that water resources are infinite. Actually there are a lot of water on the planet, but less than 3% of this volume is composed of freshwater, of which more than 99% is frozen in the polar regions, which hampers its use by man. Water is the key to the existence of life on earth, all living beings depend on it to survive and to guarantee the permanence of species, water sustains...
tracking img