Recursos fisioterapeuticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA

Recursos fisioterapêuticos.

INTRODUÇÃO:

Os recursos fisioterapêuticos são de imensurável importância para a melhor recuperação de pacientes em diversos tipos de tratamento, podendo inclusive dizermos que seria impossível a prática tão eficaz da fisioterapia sem estes recursos. Com este trabalho acadêmico visamos apresentar os principais recursos utilizados na fisioterapia além deapresentarmos seus conceitos, efeitos fisiológicos, indicações e contraindicações mostrando todos seus benefícios e formas de utilização.

Cinesioterapia

A história da cinesioterapia se inicia no período entre 4000 a.C. e 395 d.C. quando o movimento era utilizado no tratamento de disfunções já estabelecidas. Na idade Média ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde, pois nessa épocao corpo era considerado inferior enquanto ocorria um culto da alma, do espírito.
Já no final da idade Média e início do Renascimento, a beleza física começou a ser valorizada, desenvolvendo a preocupação com o corpo refletido pela revitalização do culto ao físico.
Neste período, o exercício era ligado à cultura da beleza física, do belo. Ao final do Renascimento, Don Francisco e Ondeano Amorós(1779-1849) dividiram a ginástica em quatro pontos, sendo o terceiro ponto a cinesioterapia, que tinha a finalidade de manutenção de uma saúde forte, tratamento de enfermidades, reeducação de convalescentes e correção de deformidades. Nesta mesma época, surge a diferenciação da ginástica com fins terapêuticos e manutenção de condições normais, quando ficou definido que o tratamento de enfermosmediante exercícios é algo distinto da ginástica para pessoas sãs. Com a industrialização, começam a surgir patologias relacionadas com a atividade de trabalho, além de outras epidemias e doenças. Com isso, novas tecnologias começam a ser empregadas para a melhoria da saúde e medicina, momento em que houve o predomínio de uma concepção de saúde direcionada para a assistência curativa, recuperativa ereabilitadora, assim como a necessidade de especializações na área da saúde. Durante a guerra, ocorreu um grande número de casos de lesões, mutilações, alterações físicas de vários tipos e graus, grande campo de atuação da cinesioterapia, favorecendo o crescimento da fisioterapia e desta área. Os primeiros estudos sobre a utilização dos exercícios terapêuticos datam da Grécia e Roma antiga, porémfoi a partir da I Guerra Mundial que houve um aumento acentuado da utilização deste recurso para a reabilitação de pacientes, isso devido ao grande números de incapacitados durante e após os combates.
A cinesioterapia é definida etimologicamente como a arte de curar, utilizando todas as técnicas do movimento. Licht (1965) definiu exercício terapêutico como “movimento do corpo ou das partescorporais para alívio de sintomas ou melhorar a função”.
Auguste Georgii (1847), ao utilizar o termo cinesioterapia, propunha esta definição: “O tratamento das doenças através do movimento”. Posteriormente Boris Dolto propôs outra definição oposta à primeira, que era a seguinte: ”A cinesioterapia não é um tratamento através do movimento, mas o tratamento do movimento”
A cinesioterapia pode serconceituada como uma terapia através dos movimentos em prol do próprio movimento utilizando técnicas diversas como: mobilização ativa e passiva, alongamentos, exercícios respiratórios, exercícios de fortalecimento muscular, reeducação postural, equilíbrio, entre varias outras técnicas e recursos.
Para a realização de algumas destas técnicas são utilizados recursos como pesos ( halteres e caneleira),faixas elásticas com diferentes resistências, bastão e bolas de diferentes tamanhos e resistências.
Em alguns casos pode ser necessário também, reeducar a marcha do paciente, bem como treinar as atividades de vida diária, melhorar o equilíbrio e condicionamento físico e para isso contamos com espaldar, cama elástica, prancha de propriocepção e bicicleta ergométrica.
O programa de exercícios para...
tracking img