recursos da intenete e suas funcionalidades

1387 palavras 6 páginas
Resumo
Aula-tema 05: Recursos da Internet e suas funcionalidades educacionais. Cada vez mais poderoso em recursos, velocidade e programas, o computador nos permite pesquisar, simular situações, testar conhecimentos específicos, descobrir novos conceitos, lugares, ideias, produzir textos, avaliações, experiências. As possibilidades vão desde seguir algo pronto como um tutorial, complementar algo inacabado até criar algo diferente, sozinho ou com outras pessoas. O professor pode criar uma página pessoal na Internet, como um espaço virtual de encontro e divulgação, um lugar de referência para cada disciplina, para ampliar o trabalho do professor, de divulgação de suas idéias e propostas, de contato com pessoas fora da universidade ou escola.
Num primeiro momento a página pessoal é importante como referência virtual, como ponto de encontro permanente entre professor e alunos. Não importa se a página será aberta a qualquer pessoa ou só para alunos, o importante é que professor e alunos tenham um espaço, além, do presencial, de encontro e visibilidade virtual.
Lembre-se de que colaboração é o ato de trabalhar em conjunto em uma ação isolada, contribuindo para a realização de uma dada tarefa pontual, sem necessariamente que isso resulte em qualquer impacto social ao grupo que realiza determinada tarefa. Entendemos por colaboração, para utilizar exemplo bastante simplista, uma ação momentânea como abrir a porta do elevador para alguém que esteja sobrecarregado com sacolas do supermercado ou oferecer carona para os colegas de trabalho que por algum motivo estão impossibilitados de circular com seus próprios veículos durante a próxima semana.
A cooperação, por sua vez, utiliza da colaboração para produzir interações visando materialização de um trabalho coletivo. Esse processo deve envolver negociações, interações e intensas trocas para atingir um objetivo que seja comum a todos e que, via de regra, altere a relação existente entre as

Relacionados