Recurso humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.6 Abordagem Sistêmica
Ao invés de lidar separadamente com os vários segmentos de uma organização, a abordagem sistêmica vê a organização como um sistema unificado e propositado, composto de partesinterrelacionadas. Essa abordagem permite que os administradores vejam a organização como um todo e como parte de um sistema maior, o ambiente externo. Com isso a teoria dos sistemas nos diz que aatividade de qualquer segmento de uma organização afeta em graus variados a atividade de todos os outros segmentos. 1

2.6 Abordagem Sistêmica
Conceitos chaves Subsistemas – As partes que compõem otodo de um sistema são chamados de subsistemas. E cada sistema por sua vez, pode ser o subsistema de um outro ainda maior. Assim, um departamento é um subsistema de uma fábrica, que pode ser umsubsistema de um conglomerado de uma indústria, que é um subsistema da economia nacional, que é um subsistema do sistema mundial.
2

2.6 Abordagem Sistêmica
Sinergia – Sinergia significa que o todo émaior do que a soma das partes. Em termos organizacionais, a sinergia significa que, quando os diferentes departamentos de uma organização cooperam e interagem, tornam-se mais produtivos do que se cadaum agisse isoladamente. Exemplo: Em uma pequena empresa, é mais eficiente que cada departamento lide com um único departamento financeiro do que cada um deles ter o seu próprio departamentofinanceiro.
3

2.6 Abordagem Sistêmica
Sistemas Abertos e Fechados – Um sistema é considerado um sistema aberto quando interage com seu ambiente, e é considerado um sistema fechado quando não interage.Todas as organizações interagem com seu ambiente, mas o grau de interação varia. Uma fábrica de automóveis, por exemplo, é um sistema muito mais aberto do que um mosteiro ou uma prisão.
4

2.6Abordagem Sistêmica
Fronteira do sistema – Cada sistema tem uma fronteira que o separa do seu ambiente. Num sistema fechado, essa fronteira é rígida; num sistema aberto, a fronteira é mais flexível. As...
tracking img