RECUPERAÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS DEGRADADOS: CASOS RODOVIA TO-030 DE PALMAS/TO E ÁREA VERDE DO LOTEAMENTO CIDADE UNIVERSITÁRIA DE PASSO FUNDO/RS

7081 palavras 29 páginas
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

THIAGO FATTORI GRANDO

RECUPERAÇÃO DE ESPAÇOS URBANOS DEGRADADOS: CASOS RODOVIA TO-030 DE PALMAS/TO E ÁREA VERDE DO LOTEAMENTO CIDADE UNIVERSITÁRIA DE PASSO FUNDO/RS

CANOAS, NOVEMBRO
2013
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 3
2.DESENVOLVIMENTO 5
3.CONCLUSÃO 26
4.REFERÊNCIAS 28
1. INTRODUÇÃO
Desde os primórdios, a humanidade tem causado alterações no ambiente natural ao qual vive (SILVA; NETO, 2009).
O progresso humano para obter comodidade e vantagens se apoia na utilização de diversos recursos naturais. A revolução agrícola aconteceu em 8 mil anos a.C.,e com ela se ampliaram as modificações do ambiente natural, que se tornaram ainda mais fortes a partir do século XIX, data que o homem passou a servir-se, cada vez mais, de combustíveis fosseis. A partir desse instante o homem tem utilizado de modo irracional quase todos os seus recursos naturais. Assim, vem aumentando os impactos ocasionados por atividades humanas e, por conseguinte, está gerando níveis de degradação do ambiente natural (SILVA; NETO, 2009).
Essa degradação ocorre de maneira generalizada, contudo, ela é presenciada com maior vigor nos grandes centros urbanos, onde, em decorrência da elevada concentração demográfica, o meio natural vem perdendo sua qualidade de auto-limpeza, isto é, sua resiliência, e a partir disso, esta demonstrando visíveis sinais de deterioração (SILVA; NETO, 2009).
O crescimento desordenado dos centros urbanos prejudica a qualidade ambiental do espaço urbano e reduz as alternativas de qualidade de vida da população (NECKEL; FANTON; BORTOLUZZI, 2009).
O uso e a ocupação do solo com falta de critérios ocasionam alguns problemas de considerável tamanho. Essa condição se agrava de maneira crescente na medida que se aceleram os processos de urbanização (NETO; ANGELIS; OLIVEIRA, 2004).
As condutas hostis ao meio ambiente

Relacionados

  • turismo de base comunitária
    176244 palavras | 705 páginas