Recuperacao de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A principal função de um Banco de Dados é permitir o armazenamento, organização e a busca da informação armazenada no menor tempo com a maior precisão. Bancos de dados podem conter desde uma simples lista de telefones de contatos em um celular com poucos kbytes e milhões de clientes de uma companhia telefônica com todos os históricos de ligações e faturas dos últimos anos ocupandoterabytes de espaço em disco. Apesar de todos os avanços tecnológicos para elevar a segurança e performance dos bancos de dados, em algumas situações um banco de dados pode ser danificado impedindo o acesso completo ou parcial às informações.
O ambiente onde são armazenados os bancos de dados é projetado para proporcionar o máximo em segurança e confiabilidade das informações. Quanto maior for aimportância dos dados, maior serão os investimentos para garantir a confiabilidade e segurança.  Porém, em situações adversas um banco de dados pode sofrer algum tipo de problema e parar de funcionar.
Fazer backup do banco e dados protege contra perda acidental de dados, corrupção de banco de dados, falhas e até mesmo desastres naturais. Lembrando que dependendo do fluxo de dados guardados em umservidor de banco de dados o backup deve ser periódico, sendo efetuado diariamente, hora a hora ou semanal.
Normalmente o que ocasiona a interrupção de um banco de dados em operação são falhas humanas ou falhas de hardware. Exemplo:

* Problemas em dispositivos de armazenamento (Discos Rígidos, Sistemas Raid, Fitas, mídias ópticas e outros);
* Problemas em componentes de computadores poronde trafega a informação (Memória RAM, Bus, controladoras Raid, cabos e outros);
* Máquinas ou Servidores que reiniciam com o banco de dados em funcionamento, fazendo com que as informações que foram alteradas na memória não possam ser gravadas em disco;
* Exclusão ou perda de Logs do banco de dados;
* Recuperação de dados em situações onde o banco é recuperado parcialmente ou comalgum tipo de corrupção interna.
* Queda de energia.

Modelos de Recuperação de Dados (SQL Server)

Os modelos de recuperação são projetados para controlar a manutenção de log de transações. Os modelos possuem relação direta com as estruturas de armazenamento dos dados que formam um banco de dados.
Com base no modelo de recuperação definido para um banco, podemos sofrer alguns impactos emnosso ambiente, logicamente estes impactos não tem a finalidade de prejudicar o funcionamento deste ambiente, ao contrário, eles existem para possibilitar outras formas de se trabalhar de acordo com o volume de informações existentes, sobre um determinado banco de dados.
O modelo de recuperação apropriado para um banco de dados depende dos requisitos de recuperação e disponibilidade do banco dedados. A seguir, falaremos um pouco sobre cada modelo de recuperação de banco de dados, suas formas de utilização, benefícios ou desvantagens.
Existem três modelos de recuperação:
* Simples
* Completo
* Bulk-logged

Modelo de recuperação simples

O log de transações (Transaction Log – é uma série de registros que são gravados contendo todas as modificações ocorridas na base dedados, assim como as transações que ocasionam as modificações nos dados) é usado muito pouco neste modelo de recuperação. De fato, quase nada é registrado no log. Isto significa dizer que a escolha em usar este modelo para seu banco de dados só será possível recuperar o último backup. Qualquer modificação feita em seu banco de dados depois do último backup ter sido executado será perdida, porque estasalterações não são registradas no log de transações.
Este modelo é uma boa escolha para bancos de dados de desenvolvimento onde a maior parte dos dados são dados de teste e que não têm de ser restaurados depois um incidente. Ele é também uma boa escolha para bancos de dados que não são modificados frequentemente.
Para implementar uma estratégia de backup que inclui somente cópias completas do...
tracking img