Recuperação reflorestamento,mobilização e educação ambiental do gorrego da usina da baixada da habitaza e cadeia velha.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
gestão ambiental

gesser ribeiro brasil
matricula ead00495285

: 67321950

título do trabalho
recuperação reflorestamento,mobilização e educação ambiental do gorrego da usina da baixada da habitaza e cadeia velha.

Disciplina | Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos, Elaboração e Análise de Projetos de Conservação e ProteçãoAmbiental, Estatística. | Semestre: | 3° |
Docentes | Rosemeire Midori lima, Thiago Augusto Domingos, Eliane Araman |

Rio branco acre
14/05/2011

Introdução

O presente projeto é uma proposta de Recuperação, Reflorestamento, Mobilização e Educação Ambiental do córrego da usina da baixada da habitaza e cadeia velha. Para envolver a sociedade, principalmente a população do entorno dabaixada da habitaza e cadeia velha, na recuperação ambiental e matas ciliares do esgoto da usina. O esgoto que percorre este dois bairros é o instrumento estimulador para implantação de gestão ambiental, servindo como modelo para ações similares em todo o município.
A maioria dos bairros de rio branco cresceu ao longo de igarapés, usando sua água para abastecimento, as árvores da mata ciliar paraconstruir pontes, cercas, casas e ainda usaram esses mesmos igarapés como  receptadores e transportadores de esgoto doméstico e industrial. Resultando, em alguns casos, na completa deterioração de suas águas. Torna-se necessário recuperar e proteger os ambientes e os igarapés antes que se encontre em estágio avançado de degradação. Neste contexto, é imprescindível dar continuidade ao que vai serrealizado no esgoto da usina, e mobilizar a sociedade que envolve este dois bairros a participar da gestão, do reflorestamento e do tratamento da água. Instrumentos para obtenção de resultados efetivos duradouros no que se refere à conservação e recuperação da qualidade ambiental da quela área que envolve os bairros.

Referencial teórico


O presente referencial teórico e conceitual tempor objetivo elucidar e dar embasamento ao tema objeto da pesquisa, através da seleção e leitura de autores que abordam conceitualmente e teoricamente os assuntos relacionados à temática proposta.
A importância deste referencial está relacionada ao fornecimento de elementos que fundamentam os aspectos conceituais e teóricos do estudo e da área em questão, contribuindo para a eficiência dasanálises a serem efetuadas, a fim de se obter os melhores resultados.
O público é o único agente responsável pelos recursos naturais e enfatizar que proteger o meio ambiente é dever de todos, é de interesse coletivo e difuso.
Neste processo, passaram a imperar as políticas macroeconômicas de industrialização, comércio, desenvolvimento econômico e social (CABRAL, 1992, p.14).
No curso de suanatural maturação, tal iniciativa será levada, como a exposição de motivos que se segue, ao conhecimento de Entidades de Classes Empresariais, objetivando a soma de esforços para a concretização do objetivo proposto (...). Os aspectos jurídicos, tecno-burocráticos , que fatalmente surgirão, serão motivos de discussão em fases posteriores, à medida que o movimento tome corpo, ganhe apoio e respaldojunto a toda Comunidade.
O esgoto da usina é totalmente urbano. Da nascente à foz, ele percorre 5.500 metros em área residencial, atravessando dois bairros, baixada da habitaza e cadeia velha.
Elaboração de Cartilha e instalação de placas educativas e de advertência com informações sobre os riscos de alagamentos de doenças, e de conseqüências para o meio ambiente e morador,considerando que foi um dos problemas enfrentados pelos moradores neste ano.
As atividades descritas acima resultaram em monografias de conclusão de curso de alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da UNESP, Campus de Botucatu cujas referencias estão abaixo relacionadas.
JARDIM, C. V., DINIZ, R. E. S. e DELICIO H. C. Monitores Ambientais - Ações de Educação...
tracking img