Recuperação de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO ESTRATÉGICO DE RECUPERAÇÃO DE MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Christian Adolfo Amazonas Ribeiro1

Ana Paula Sá Menezes2

RESUMO

1 INTRODUÇÃO

A atuação das microempresas e empresas de pequeno porte tem uma importância fundamental perante a economia nacional gerando recursos para os cofres públicos e empregos para a sociedade. Atualmente e extremamente grande ociclo de mortalidade de microempresas e empresas de pequeno porte que, segundos dados do Sebrae, cerca das 80% das empresas que são registradas abrem falência em menos de um ano, por não adotarem medidas estratégicas preventivas. Dessa forma o gestor de recuperação tem um papel importante em articular níveis estratégicos para as empresas em vias de falência voltem a ter oportunidade de mercadolevando em conta manterem um modelo de gestão proativo.

Num País como o nosso, ainda carente de investimentos, desprezarem ativos, postos de trabalho, empreendedores e seus sócios, sem tentar uma recuperação verdadeiramente do negócio, e um desperdício que pode ser evitado. Nesse contexto, as estratégias adotadas no período de crise devem se esticar o máximo possível nas microempresas, para quenão aconteçam novas ameaças de crise no período em que se encontra em recuperação.

Este trabalho torna-se relevante por abordar as estratégias necessárias para reverter os quadros patológicos nas empresas em vias de falência. Numa analogia com a ciência da saúde à recuperação das empresas requer profissionais com conhecimento integrado de vários males e soluções que envolvem também“injeções”, “reanimações”, “bisturis”, e “transplantes”. (tradução própria).

A abordagem da recuperação de uma empresa implica que ela tenha mais valor dela viva do que morta. O fundamento para identificar qual a melhor terapia em uma situação de recuperação é o valor de empresa. A questão do valor de empresa é muito delicada em função do questionamento do próprio conceito de valor e de qual seria melhormétodo para aferi-lo em função da perspectivas e projeção temporal de quem executa a avaliação considerando as diversas partes relacionadas envolvidas no processo. (tradução própria).

A relevância desta está em abordar a questão critica de falências empresariais bem como de estratégias para recuperação socioeconômico empresarial. Desta forma, e necessário ao acadêmico e futuro profissionalcontábil o conhecimento de técnicas e estratégias, para evitar situações de riscos e colapso das empresas das sejam colaboradores. Nesse contexto, o profissional contábil dotado de capacidade holística poderá exercer forte influência nas decisões da alta direção organizacional.

As constantes alterações que ocorrem no ambiente empresarial demandam um processo de gestão flexível que englobepossíveis adaptações às mudanças. No entanto, o segmento das microempresas e empresas de pequeno porte continua a adotar posturas de gestão reativas que não abrangem a turbulências ambientais, ignorando, na sua grande maioria, perspectivas futuras.

Dessa forma, entendeu-se que as microempresas e pequenas empresas constituem em importantes oportunidades do Brasil promover o seu desenvolvimentoeconômico, pois a sua existência propicia a geração de empregos, renda e movimentação da economia, fazendo com que sejam reduzidos os problemas sociais do País.

Diante do exposto, ressalta que nem sempre as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte passam somente por alegrias, na verdade, existe o fato de que as Empresas de Grande Porte são predadoras das pequenas, e com isso, diante dafalta de equilíbrio e parceria por parte das mesmas, contribuem muitas vezes para que algumas dessas pequenas empresas entrem em falência. Assim, a problemática que deu origem a pesquisa tem como questionamento as seguintes questões norteadoras: Quais medidas podem ser adotadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte que estão em falência para reverterem este quadro? Quais sintomas...
tracking img