Recuperação de areas degradadas resultantes de atividades agropecuarias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 RECUPERAÇÃO DE AREAS DEGRADADAS RESULTANTES DE ATIVIDADES AGROPECUARIAS

O estudo do presente tema é a recuperação de áreas degradadas resultantes de atividades agropecuárias. Este estudo tem como pretensão orientar os produtores da área em estudo para que os mesmos possam se conscientizar da necessidade de preservar o meio ambiente.
Este projeto tem como base levantar dados queserão coletados sobre realidade da área degradada, para mostrar aos demais acadêmicos como se deve proceder em uma área que tenha sofrido modificações de seu estado original. Este estudo é de grande importância para nossa formação como gestor ambiental porque nos fará entender e ao mesmo tempo nos capacitar para fazer propostas que venha trazer benefícios provocados pela degradação da atividadeagropecuária, provocando um expressivo impacto ambiental.

2 JUSTIFICATIVA

A área, objeto de estudo deste projeto, é um fragmento intensamente degradado pela atividade agropecuária, foi-se percebendo que a potencialidade dos produtores agropecuários do Município de Itupiranga estava se perdendo devido o aumento de áreas degradadas, com esses entraves os pecuaristas decidiram encontrar umasolução, procurando pessoas capacitadas para orientar sobre a forma ideal para a solução do problema.
A degradação do meio ambiente causada pelas atividades agropecuárias possui etapas significantes como a implantação e estabelecimento de pastagens bem como sua utilização, causando uma gradativa queda na produtividade e na qualidade nutricional dessas áreas.
Para a implantação depastagens ocorre a derrubada e a queima da vegetação nativa localizada nas áreas de interesse agropecuário. Essas práticas, de corte e queima de árvores, libera muitos nutrientes minerais que podem sustentar de dois ou três anos de crescimento vegetal, tanto em uma plantação quanto das gramíneas para a pastagem.
A agropecuária tradicional de derrubada e queima nesses solos tropicais alternadois ou três anos de colheitas com cinqüenta e cem anos de regeneração da floresta para reconstituir qualidade do solo.
A importância do interesse da escolha do tema se deve em primeiro lugar, verificar as conseqüências causadas em reconhecimento de uma área degradada no âmbito do mercado agropecuário.
Segundo lugar, apresentar ao setor agropecuário, contribuições relevantes quevenham promover a recuperação e a preservação de áreas degradadas, buscando a mobilização e participação da sociedade nas atividades de educação ambiental, procurando melhorar as condições de vida dos produtores e da população em geral.
A realização deste projeto será de grande interesse para minha formação profissional, porque nos fará perceber os efeitos provocados pela degradação da atividadeagropecuária.
Segundo GHODDOSI (2008, p. 17) A recuperação ambiental de uma área deve significar a reconstrução das complexas interações ali existentes, devendo-se identificar quais foram os processos envolvidos na degradação de uma determinada área, bem como a sua situação antecedente e atual.

Este estudo nesse primeiro momento, foi importante porque além de nosproporcionar um conhecimento maior do assunto, nos possibilitou articulares os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas estudadas neste módulo, pois nos forneceu conhecimentos sobre a conservação e o uso correto do solo, bem como os conceitos e definições da degradação ambiental, visando à melhoria da qualidade do ar e adquirindo o progresso a saúde humana.

3 OBJETIVO GERAL

➢Conscientizar os produtores agropecuários da importância da recuperação de áreas degradadas e preservação das florestas.

3.1 ESPECIFICOS

➢ Proporcionar os produtores conhecimentos e métodos para recuperação de áreas degradadas através da implantação de reflorestamento com espécies nativas.
➢ Promover o conhecimento e incentivar o debate com os produtores sobre os problemas e conseqüência da...
tracking img