Recuperação de áreas degradadas

Páginas: 13 (3090 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE ÀREAS DEGRADADAS PELA ATIVIDADE UMANA

Nilton Rodrigues Serra
Prof. Sheila Mafra Ghoddosi

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologia em Gestão Ambiental (GAM 3221) – Revegetação e Fitorremediação
03/03/09

RESUMO

Pode-se, considerar que o início da consciência sobre a proteção do meio ambiente surgiu no começo dos anos setentas.Naquela época aflorou com nitidez, nos países tecnologicamente mais avançados, a percepção de que o bem-estar social, fruto do desenvolvimento econômico, estava relacionado, em geral, á impactos não desejados sobre os vários ecossistemas. Desde então, os agentes responsáveis por tais impactos começaram a ser discriminados, quando não condenados por um segmento pensante e emergente dessas sociedades,denominados ambientalista.
De maneira geral, o efeito da mineração, considerado aqui desde a lavra até o tratamento do minério, faz-se sentir especialmente:

a) sobre o meio físico ou sobre a fisiografia da região. São efeitos visíveis, detectados a curto prazo, denominados de agudos e afetam:

1) a paisagem (desaparecimento de morros; aterros de depressões; transformações, inclusive porassoreamento de drenagem);
2) o solo (remoção, decapagem e aterro);
3) a vegetação (desflorestamento).

b) sobre a qualidade do meio. Efeitos não-visíveis, detectados a longo prazo. Esses efeitos são considerados crônicos e sentidos principalmente por:

1) modificação na qualidade da água (efeito na qualidade de recursos hídricos);
2) absorção ou assimilação (cutânea, respiratória ou digestiva)por animais: podem afetar organismos superiores (inclusive o homem);
3) modificações da qualidade do ar (emissão de particulados);
4) modificação do meio físico, inclusive trazendo efeitos a curto, médio e longo prazos sobre o clima local. No caso da Bahia, essa tendência é de favorecer a desertificação.

Dentro desse contexto, a recuperação das ares mineradas e seu monitoramento aparecem comoferramenta importante para a minimização dos impactos citados e, em alguns casos, podem melhorar a qualidade do ambiente em relação as condições anteriores ao empreendimento mineiro.

Palavra Chave: Área Degradada; Recuperação; Mineração.

1 - INTRODUÇÃO

A recuperação de uma área degradada por um determinado empreendimento, neste caso a mineração, pode ser definida como o conjunto deações necessárias para que a área volte a estar apta para algum uso produtivo em condições de equilíbrio ambiental. Para que seja possível obter-se novo uso da área, é necessário que ela apresente condições de estabilidade física (processos erosivos, movimentos de terrenos) e estabilidade química (a área não deve estar sujeita a, reações químicas que possam gerar compostos nocivos à saúde humanae ao ecossistema, drenagens ácidas de pilhas de estéril ou rejeitos contendo sulfetos).

Dependendo do uso pós-mineração, pode-se adicionar os requisitos de estabilidade geológica (áreas utilizadas com a finalidade de conservação ambiental). No caso do empreendimento mineiro, a participação do homem deve iniciar ao se planejar a mina e finalizar quando as relações fauna, flora e soloestiverem em equilíbrio e em condições de sustentabilidade. Segundo Oliveira Jr. minerar é assegurar, economicamente, com mínima perturbação ambiental, justa remuneração e segurança, a máxima observância do princípio da conservação mineral a serviço do social. Negligenciada ao longo do tempo, embora seja uma exigência inerente a todo o plano de instalação de um empreendimento mineiro, a questãoambiental, com relação à mínima perturbação ambiental, vem sendo imposta, de forma gradativa e irreversível, como elemento preponderante nas modernas concepções de projetos de mineração.

Com relação à recuperação de áreas degradadas pela mineração, muitos estudos passaram da teoria à prática e, nos últimos vinte anos, muitos trabalhos têm atingido alto grau de especificidade visando à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto recuperação de áreas degradadas
  • recuperação de areas degradadas
  • Recuperação de áreas degradadas
  • recuperação de áreas degradadas
  • Recuperação area degradada
  • Recuperação de Áreas Degradadas
  • Recuperação de áreas degradadas
  • Recuperação de área degradada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!