Recuirsos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Desde a época em que os seres sentiram a necessidade de se socializarem, a arte de negociar vem sendo exercida para que todos pudessem suprir suas necessidades. Desde então a negociação tem sido item fundamental para o desenvolvimento de todos os seres, civilizados ou não.
Todos os dias sentimos necessidade de negociar. Pois, a negociação está presente nas situações maiscomuns de nossas vidas em casa com nossa família, com a namorada, no trabalho com os colegas, no trânsito, no colégio, enfim, em tudo que fazemos, temos que negociar com alguém para que nossos interesses seja atendidos.
No mundo empresarial a negociação também se faz presente. Internamente todos negociam com clientes, fornecedores, comunidade, etc. Este processo tem como objetivo, odesenvolvimento da organização.
Na política também não é diferente. Usa-se a negociação em todo processo de estratégias para atingir seus objetivos.
Negociação é o processo em que duas ou mais partes com objetivos distintos discutem suas diferenças em busca de um acordo mútuo. Podendo esta relação estender-se por longo período ou não, dependendo do estilo adotado pelas partes negociadoras.Portanto, percebe-se que através da negociação que adquiri-se o devido sucesso nas relações. Através da mesma tornamo-nos capazes de ouvir melhor o outro, compreendê-lo, respeitá-lo e interpretar melhor suas necessidades e limitações e, assim, poder realizar a busca pelo bem comum.
Assim, sentimos a necessidade de estar sempre em busca de conhecimentos técnicos em negociação,estudando seus conceitos e estilos, para que estes sejam colocados em prática em nossas necessidades diária.

DIFENTES DEFINIÇÕES SOBRE NEGOCIAÇÃO
Tendo em vista a importância da negociação para o desenvolvimento da humanidade, o homem tem desenvolvido vários estudos e consequentemente muitos conceitos surgiram sobre o assunto. Portanto, é possível encontrar várias definições sobre o mesmo.Para Young (1991), “é o processo de tomada de decisões em conjunto. É a comunicação, direta ou tácita, entre individuo que tentam estabelecer um acordo para beneficio mútuo”.
Lax e Sebenius (1986),”é um processo de interação oportunista entre dois ou mais partidos, com alguns conflitos aparente, visando atingir algo melhor em conjunto que o que conseguiriam de forma isolada”.
Cohen(1980),”é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão”.
Fisher e Ury (1999),”é a forma básica de obter dos outros o que eu pretendo.É um processo de comunicação bidirecional com vista à obtenção de um acordo, em que ambas as partes possuem alguns interesses em comum e outros díspares “
“É o processo de buscar aceitação de idéias,propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar todas suas argumentações e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais”(Junqueira 1995: 12).
Para Miranda (2000: 18) há dois tipos de negociação: “as que nunca mais serepetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição, no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante”.
Wanderley, ( 1998: 21), “é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismo de interesses, idéias e posições”.“É o processo de interação onde duas ou mais facções com objetivos diferentes consideram relevantes envolver-se em conjunto na procura de uma solução, procurando, através da argumentação e persuasão, atingir uma solução aceite por ambos.” (Autor Desconhecido).
“É o processo pelo qual partes interessadas resolvem disputas, acordam planos de ação, obtêm vantagens e/ou tentam desenvolver...
tracking img