recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

CEPA-CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ANÁPOLIS




RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS


















Anápolis
Outubro, 2014

CEPA-CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE ANÁPOLIS


HELLEN
JAINARA
MARIA
ELOISA






RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS



Trabalho apresentado a o curso Técnico em Logística do Centro de Educação Profissional de Anápolis,como pré requisito para aprovação parcial da disciplina de Gestão de Pessoas, sob orientação do Prof° Gilsimar Antônio de Oliveira.





















Anápolis,
Outubro, 2014.


Sumário
1.TEMA
Recrutamento e Seleção em empresas privadas, como acontecem atualmente, com foco na seleção e recrutamento externo.

METODOLOGIA
Bibliográfica
OBJETIVO GERAL
Analisar asetapas que as organizações utilizam para seu recrutamento e seleção.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Determinar fatores relevantes quando se analisa perfil para determinado cargo
Estabelecer formas de recrutamento
Diferenciar Recrutamento de Seleção
JUSTIFICATIVA
O trabalho visa esclarecer a principais dúvidas no que se refere a recrutamento e seleção, contribuindo para que o Mercado de Trabalho possase aproximar ao Mercado de Recursos Humanos. Buscando mostrar como vem acontecendo a inclusão de pessoas nas empresas, os principais pontos onde as vagas são divulgadas e etc.


INTRODUÇÃO

Um dos principais problemas enfrentados atualmente pelas instituições é a falta de uma mão de obra qualificada, mas, esse problema se inicia desde o recrutamento, pois além de ser complicado selecionar apessoa mais adequado existe ainda um alto custo para que esse processo aconteça de maneira eficaz. A estrutura de recrutamento e seleção se inicia na descrição de um cargo
O recrutamento e seleção são palavras que no popular são ditas de forma sinônimas, mas para a realidade institucional, elas acontecem sequencialmente, iniciando com o processo de recrutamento onde acontece a descrição do cargo,descrição do perfil necessário para o cargo e depois uma espécie de chamamento e por sim acontecem às seleções que será a escolha do candidato mais adequado ao cargo e ao perfil. Porém antes das etapas supracitadas acontece a empresa analisa toda a estrutura e atividade do cargo, a disponibilidade no mercado e por fim o recrutamento para que então possa chegar a última etapa que é a seleção docandidato.




O recrutamento e a seleção, buscam a união entre mercado de trabalho que são as vagas oferecidas, e o mercado de recursos humanos, que são as pessoas que podem preencher as vagas oferecidas.
RECRUTAMENTO
O recrutamento segundo CHIAVENATO,2010 é um processo que busca levar ao conhecimento do mercado de recursos humanos as vagas que estão sendo oferecidas por determinada empresa,ou seja, é um chamamento do candidato, podendo esse acontecer de forma interna onde os candidatos já fazem parte do quadro de colaboradores da empresa ou de forma externa onde a procura pelo candidato de determinado cargo acontecerá através de um chamamento de pessoas não integrantes do quadro de colaboradores. O recrutamento pode ter como foco o preenchimento de vagas ou trazer competênciasnecessárias.


TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO
Segundo CHIAVENATO,2010 algumas das técnicas de recrutamento são:
Anúncios em jornais ou revistas: Geralmente voltados a cargos mais altos, esse anúncio deve chamar a atenção, despertar o interesse, o desejo e também ao leitor tomar a ação de ir onde lhe fora chamado. (AIDA)
Agências de recrutamento: Funciona como um banco de dados podendo ser consultado deacordo com a necessidade, tendo alguns perfis pré definido levando agilidade e economia de tempo.
Contatos com escolas, universidades e agremiações: Buscam as empresas estabelecer um contato seja ele por palestra, conferencias, para divulgar as políticas, o nome as vagas e etc.
Cartazes ou anúncios em locais visíveis: “É um sistema de recrutamento de baixo custo e com razoável rendimento e...
tracking img