Recrutamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 RECRUTAMENTO EXTERNO 3
3 RECRUTAMENTO ON-LINE 5
2.1.2 Vantagens do recrutamento externo 5
2.1.1.2 Desvatagens do recrutamento esterno 6
3 RECRUTAMENTO MISTO 7
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
O processo de recrutamento pode ocorrer de duas maneiras, interno e externo, o trabalho apresentado tem por objetivo apresentar procedimentos derecrutamento externo, online que é uma extensão do externo e também o recrutamento misto que envolve as duas formas de recrutamento interno e externo e a importância dos mesmos a uma possível reorganização do quadro de funcionários de uma empresa.
Assim sendo podemos observar as vantagens e as desvantagens de cada tipo de recrutamento, o externo é um meio de atrair novos candidatos a entrar no quadro defuncionários da empresa, vindos de outras empresas ou que estavam fora do mercado de trabalho, é um método um pouco demorado, perigoso, mais caro e que geralmente afeta a política salarial da empresa, mas que traz para empresa novas formas de pensar, novas experiências e renova e enriquece os recursos humanos da organização. O interno é mais rápido, mais seguro, mais econômico, é uma excelente fontede motivação aos empregados, desenvolve um sadio espírito de competição entre o pessoal, porem também traz algumas desvantagens como o conflito de interesse, a exigência de potencial dos empregados para serem promovidos, quando administrado incorretamente pode levar funcionários excelentes de seus setores a setores que demonstraram incompetência.
Com essas vantagens e desvantagens cabe a empresadecidir qual será o meio mais viável a ela. O tema nos da uma ideia de que recrutamento é algo muito rigoroso, detalhado que confere condições especificas para o cargo que se deseja concorrer e como diz Cleuber Pinheiro de Aquino “a melhor fonte de recrutamento de pessoal é a que atende a empresa sem ferir seus princípios de eficiência, custo e ética”.
Recrutamento surge a partir da necessidadedos recursos humanos da organização e requer um cuidadoso planejamento, pois, para serem bem sucedidas, as empresas precisão de pessoas competentes, na quantidade certa e na hora certa e para que isso ocorra e necessário processo de recrutamento eficaz.

2 RECRUTAMENTO EXTERNO
O recrutamento externo é um conjunto de procedimentos que visa atrair pessoas qualificadas e capazes de ocupar cargosdentro da organização, partindo de dados referentes ás necessidades presentes e futuras de recursos humanos da empresa, e para os candidatos representa uma chance de entrar no mercado de trabalho, e para os que já estão é uma chance de conseguirem os melhores salário, benefícios, cargos, condições de trabalho, entre outras opções que acabam atraindo funcionários de outras empresas também.
Norecrutamento externo há dois tipos de abordagens que são abordagens direta ou indireta. E técnicas que são escolhidas pelas empresas para divulgarem a existência da oportunidade de trabalho junto de recursos humanos mais adequados.
* Consulta aos arquivos de Candidatos. Candidatos que se apresentam por vontade própria ou candidatos que não foram selecionados em algum processo de recrutamentoanterior que devem ter seus currículos arquivados de maneira proposta pela empresa. Esse e um sistema de recrutamento muito usado pois é rápido e de baixo custo.
* Apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa. Também é um sistema de recrutamento rápido e barato, que tem alto índice de rendimento, é o chamado QI, onde a empresa estimula o funcionário a indicar ou apresentar ocandidato, este se sente prestigiado por está contribuindo com a organização e por está ajudando algum parente ou amigo.
* Cartazes ou anúncios na porta da empresa. Tem um baixo custo, mais rendimento e rapidez depende de muitas variáveis, como a localização da empresa, locais da fixação dos anúncios, facilidade de acesso, a movimentação de pessoas no local, entre outros, nesse caso o processo...
tracking img