RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - CITELUZ

5261 palavras 22 páginas
INTRODUÇÃO

O presente texto apresentara as formas de recrutamento e seleção quais são mais utilizados nas empresas, e apresenta alguns exemplos de seleção por competências feitas por uma empresa especializada.
Tem o objetivo de mostrar a diferenciação do método tradicional do método de seleção por competência, demonstrando que o método tradicional tem o objetivo de preencher a vaga aberta e o método de seleção por competência tem o objetivo de preencher as competências inerentes a função, sendo esse ultimo o método que apresenta melhores resultados permitindo que a se forme uma verdadeira equipe de qualidade nas organizações. O método de seleção por competência deve ser aplicado em varias etapas, sendo avaliada cada uma delas por um profissional especializado que saiba identificar cada competência e fazer a melhor escolha.
Para isso será exposto o conceito de cada método na visão de alguns autores, sendo feita uma comparação entre eles e apresentado como se prepara um perfil de recrutamento e seleção por competência.

Conceitue Recrutamento e Seleção - Modelo Tradicional.

O processo tradicional é o mais utilizado atualmente pelos gestores de talentos, é eficaz mais como visa às qualificações do candidato ele tem uma possibilidade maior de erro.
É realizado nas organizações composto de várias etapas para uma mesma seleção, pois uma supre as deficiências da outra. Normalmente são utilizadas entrevistas dirigidas ou livres, provas orais ou escritas, testes psicométricos ou psicológicos, técnicas de simulação e dinâmicas de grupo. Essas etapas variam de acordo com as exigências do cargo e da organização contratante, ex: domínio em Excel, fluência em inglês ou destreza manual, sendo submetido a testes e entrevistas que buscam estas qualidades.

Na visão de Almeida:

O Processo Tradicional, o recrutamento e seleção são condicionados à existência de vagas, com a seleção mais focada na admissão de pessoas na organização, reativo, a visão

Relacionados

  • Recrutamento e seleção
    14175 palavras | 57 páginas