Recrutamento e selecao de pessoas

SELEÇÃO DE PESSOAl.
Segundo Chiavenato (2005), a seleção de pessoas funciona como um filtro que permite que apenas as pessoas que apresentem características desejáveis a organização, possamingressar na mesma. É deveras, uma importante ferramenta da gestão de pessoas, com a finalidade de identificar as pessoas que possuam o perfil desejado pela análise e descrição de cargo.Portanto, para que o processo de seleção seja eficaz, ele precisa sebasear em dados e informações sobre o cargo a ser preenchido, como também, em função dascompetências desejadas pela organização. Chiavenato.

 O Conceito de Seleção de Pessoas

A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar naorganização; aquelas que apresentam características desejadas pela organização. A seleção de busca, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar aeficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização
2.1. Técnicas de Selecção

Com o objectivo de determinar o perfil do candidato (Rocha, 1997), as técnicas de selecção aescolher devem assegurar a predição do bom desempenho futuro do colaborador no cargo (Chiavenato, 1991). Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa as restantes,obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato (Chiavenato, 2000).

Iremos abordar, de acordo com Chiavenato (1991), cinco grupos de técnicas de selecção, a saber: entrevista de selecção, provasde conhecimentos ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.



Entrevista de Selecção

A entrevista é a técnica mais utilizada na selecção (Mejia,Balkin e Cardy, 1995; Beaumont, 1993), facto justificável por esta ser aplicável a qualquer função (Muchinsky, 1986 cit in Correia e Sesinando, 2002), e mais conhecida universalmente (Peretti,...
tracking img