Recrutamento e selecao de docentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1.Introducação…………………………………………………………………………………….1
1.1. Problematizaçao 3
1.2. Justificativa 3
1.3. Objectivos do Estudo 4
Geral 4
Específicos 4
1.4. Hipóteses 4
2. Revisão da literatura 5
3. Resultados esperado 10
4. Metodologias de Trabalho 10
4.1 Amostra 11
5. Relevância do Estudo 11
Relevância Teorica 11
Relevância Pratica 11
4. Cronograma de actividades 12









1.Introdução“Processo de Recrutamento e Selecção de docentes e a qualidade de ensino, um olhar virado aos Serviços de Educação, Juventude e Tecnologias (SEJT) – Beira (2008 – 2011).”



Pretende-se com a pesquisa avaliar até que ponto o uso de vários critérios de selecção ajudaria na contratação de docentes melhor qualificado para o sistema educativo na cidade da Beira, e como este factor contribuiria para oincremento da qualidade de ensino.

Contudo acredita-se que, com a inclusão de critérios adicionais leva selecção de docentes com maior qualificação para o exercício das tarefas incumbidas pelo sistema contribuindo desta forma na melhoria da qualidade de ensino.

E para secundar a pesquisa avança-se com um referencial teórico onde encontramos a definição de conceitos considerados chaves, a descrição dateoria base abordada na perspectiva de vários autores devidamente indicado no trabalho.

Contudo espera-se com a pesquisa contribuir sobre tudo com propostas de adição de mais critérios de Recrutamento e Selecção e de baixo custo, visto que o sector de educação é o que detém de mais quadros e que o orçamento alocado é exíguo.

O presente projecto ilustra detalhadamente o tema que se pretendedesenvolver, não só como também as metodologias e técnicas a utilizar de modo a realizar a pesquisa.
Os métodos usados para a elaboração do mesmo foram: o Bibliográfico e técnica de observação.

O presente projecto de pesquisa está estruturado em itens devidamente identificados e enumerados.







1.1. Problematização

Chiavenato (1999) e Cowling e Mailer (1998) concordam que para admissão de pessoalé necessário o uso de vária técnica tais como: a entrevista profissional, o teste de conhecimentos ou capacidade, teste psicotécnicos testes de simulação (adiante trataremos de critérios adicionais). A praxe do SEJT revela-nos apenas o uso do critério documental como base para admissão do pessoal docente. Contudo, a questão da qualidade de ensino dentre vários aspectos, ela estão ligados aosfactores como espaço de leccionação (instalação educativa), o rácio professor – aluno e o não mais importante a qualificação do docente em vários componentes, criando deste modo a relação de dependência entre qualidade de ensino e a qualificação do docente, na perspectiva de LEITE (1992), SAM e FOGAÇA (1992) quando apontam nos critérios da qualidade de ensino como sendo O processo de selecção para omercado de trabalho;
• A exigência de determinadas qualificações profissionais;
• A reformulação dos currículos das escolas;
• As alterações dos valores e costumes; e
• (directa ou indirectamente) o quotidiano de todos os indivíduos, especialmente daqueles que vivem nos centros urbanos mais desenvolvidos.

Sendo que a pesquisa recai no que tange as qualificações profissionais para docência, aquestão que se vislumbra a prior é seguinte:

“Quais as estratégias adoptar para inclusão de mais critérios no processo de selecção de docentes para o sistema educativo na cidade da Beira?”





1.2. Justificativa

Durante a colecta de dados para elaboração da monografia científica no Serviço de Educação, Juventude e Tecnologia da Beira (SEJT) 2009, concretamente na área da educação, constatou-se que noprocesso de recrutamento e Selecção do Pessoal docente, têm se feito uso de apenas critério documental no acto de selecção, apegando-se de certa maneira a nota final apresentada no certificado de habilitação literárias como o indicador de vocação para a actividade de docência que no nosso entender, deixa de lado o apuramento das reais qualificações, capacidades e aptidões habilidades do...
tracking img