Recrutamento,seleção e intgração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2

RECRUTAMENTO

“Conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. CHIAVENATO, I. 1981
Recrutaré procurar atrair os recursos humanos mais adequados às necessidades atuais e futuras das organizações. Para tal, realiza-se um conjunto de ações tendentes a reunir uma série de candidatos que ofereçam possibilidadesde poder vir a executar, com um mínimo de êxito, uma determinada função.

Recrutamento Interno:
O preenchimento das vagas é feito através dos funcionários atuais. Os funcionários internos são os candidatos preferidos.Isto exige que sejam promovidos ou transferidos para as novas oportunidades. A organização oferece uma carreira de oportunidades ao funcionário

Recrutamento Externo:

Opreenchimento das vagas é feito através de candidatos externos.Os candidatos externos são os candidatos preferidos. Isto exige que sejam recrutados externamente e selecionado para preencher as oportunidades.A organização oferece oportunidades aos candidatos externos.

Métodos de recrutamento interno:recomendar um amigo, Concurso interno,
Escolha direta

Vantagens
É um processo geralmente rápidodesenvolvimento de um espírito sadio de competição entre os trabalhadores, candidatos internos conhecem melhor a organização tem uma história de rendimento, podem ser melhor motivados, são mais econômicos o custo é menor do que recorrendo ao mercado

Desvantagens
Falta de criatividade na resolução de problemas, aumento de comportamentos
Pre-determinados, promoção de indivíduos para trabalhosacima do seu nível máximo de competência.

3

Métodos de recrutamento externo:
Consultores de pesquisa direta (search), caçadores de cabeças, bases dados computadorizados, Campus Universitários, Consultores de recrutamento, Candidaturas espontâneas,Anúncios, Associações Empresariais, Referências pessoais, Serviços Públicos, Agências privadas

Vantagens
Introduz sangue novo na organização,acrescenta valor à base de dados de candidatos, aproveita os conhecimentos e experiências adquiridas anteriormente pelos candidatos, reforça a imagem da empresa.

Desvantagens
Pode gerar desmotivação e desconfiança nos trabalhadores internos, mais caros que os candidatos internos, processos mais lento que o recrutamento interno, exige programas de acolhimento e integração.

4
SELEÇÃO

“É aescolha fundamentada na pessoa adequada para desenvolver determinada atividade, num determinado local e tempo, objetivando uma maior eficiência individual e grupal”.

Selecionaré avaliar para escolher, isto é, diz respeito a todo o processo desde a convocação dos pretensos candidatos até a decisão última de admissão.

Consiste a Seleção:
A seleção é um processo de comparação entre osrequisitos exigidos pelo cargo e as características oferecidas pelos candidatos.
O primeiro passo de seleção consiste na obtenção de informações sobre o cargo a preencher, através da análise do CV e da CA.
O segundo passo define-se pela obtenção de informações sobre os candidatos, através da aplicação de técnicas de seleção:
* Entrevista
* Questionários
* Testes Psicotécnicos

Processode seleção:
Solicitação de emprego,Entrevista inicial de triagem, Provas e testes de seleção, Entrevistas, Exame médico, Análise e decisão final

Tipos de entrevista
Estruturada
Semi-estruturada
Não estruturada

5

INTEGRAÇÃO

Tem por objetivo facilitar a integração e a adaptação plena dos novos colaboradores, a fim de potenciar uma performa de qualidade que contribua no menor espaçode tempo possível, para um melhor desempenho organizacional.

Consiste em acolher o novo trabalhador, proporcionando-lhe uma inserção que lhe possibilite efetuar o seu desenvolvimento e a sua aculturação aos valores éticos, profissionais e à missão da empresa sem grandes dificuldades.
Um novo funcionário forma rapidamente uma opinião acerca da empresa. O programa de integração é essencial...
tracking img