Recrutamento nas entidades governamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O recrutamento é um instrumento de extrema importância para uma organização, que se utilizam técnicas e procedimentos visando atrair candidatos qualificados para ocupar cargos da mesma. Existem dois tipos de recrutamento, o interno, que é o preenchimento de vagas através de remanejamento dos quadros existentes na organização, e o externo, utilizado para atrair os candidatos queestão fora da empresa, sendo que neste meio existem diversos procedimentos, no trabalho abordaremos um deles, o recrutamento em entidades governamentais.
O Sine é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego que tem como um dos objetivos intermediar a mão de obra para o mercado formal de trabalho, com base nesses aspectos, a partir de um questionário com o coordenador do Sine/Cachoeira, serãoesclarecidos os procedimentos realizados pela entidade referente ao recrutamento por parte da empresa. Este trabalho está subdivido em referencial teórico, que aborda Recrutamento e a caracterização do SINE; os resultados que foram alcançados após o questionário e a conclusão obtida a partir desse.

1.1 OBJETIVO GERAL

Identificar como ocorre o processo de recrutamento na entidadegovernamental Sine.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar o perfil das empresas que utilizam o serviço de recrutamento do Sine;
- Identificar quais são os requisitos mais solicitados pelas empresas usuárias do serviço de recrutamento.
- Constatar como são elaborados os anúncios das vagas;

2 REFERENCIAL TEÓRICO

3.1 RECRUTAMENTO

Recrutamento refere-se ao processo que decorre entre adecisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa. Assim o recrutamento torna-se uma das principais ferramentas em que o gestor consegue verificar se um candidato tem ou não o perfil necessário para preencher uma vaga de trabalho na empresa e consequentemente consegue sucesso à empresa bem como economiacom abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com as pessoas mais eficientes e comprometidas com os ideais da organização, fora da organização ou em ambos.De acordo com CHIAVENATO (2001), a excelência almejada pelas empresas como uma alternativa de sobrevivência, pode ser alcançada principalmente, na base de investimentos em recrutamento, treinamentos,capacitação e desenvolvimento das pessoas, porém, faz-se necessário um adequado sistema de avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas tomadas. | |
O recrutamento também pode ser definido como o processo de gerar um conjunto de candidatos para um cargo específico. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado noqual a organização tentar buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos.
Ao iniciar um processo de recrutamento, sem atentar-se aos cuidados necessários, é o mesmo que atropelar pequenos passos, que posteriormente, trarão como consequências ao comprometimento da qualidade no que Chiavenato propôs em 1983: "Escolha do candidato certo ao cargo certo".

3.2 ENTIDADEGOVERNAMENTAL (SINE)

A sigla SINE significa SISTEMA NACIONAL DE EMPREGO e tem como objetivo qualificar e requalificar profissionalmente os trabalhadores, em especial os desempregados e sob o risco de perda do emprego, objetivando a recuperação dos níveis de emprego e produtividade para significativa parcela de nossa população economicamente ativa, com vistas à empregabilidade e efetividadesocial, como forma de interação das políticas públicas de emprego, renda, educação e desenvolvimento.
O Sine é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego desde 1975, viabilizado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Operacionalizado nas agências da FGTAS oferece os serviços de:
- Intermediação de mão-de-obra para o mercado formal de trabalho;
- Intermediação de trabalhadores...
tracking img