Recrutamento interno tcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará o tema Recrutamento Interno, tendo como embasamento para estudo, pesquisas de campo feitas nas lojas Novo Mundo. O principal propósito é mostrar e analisar a forma com que este tipo de recrutamento é feito nesta empresa e como pode influenciar os funcionários e interferir no ambiente de trabalho.
Através dos resultadosapresentados, este trabalho destacará sobre a importância do recrutamento interno como um fator motivacional dentro da organização, pois é algo que possibilita manter o funcionário na empresa e o incentiva a melhorar cada vez mais seu desempenho no trabalho. Afinal, é de grande importância que os trabalhadores sejam valorizados e reconhecidos, porque eles são os verdadeiros responsáveis pela condução dosnegócios e são de extrema importância para a sobrevivência das organizações.
O recrutamento interno vem sendo considerado uma importante ferramenta e se tornando uma prática bastante aplicada dentro das organizações, que pretendem valorizar seus funcionários, enxergando isto como sendo um grande investimento. As empresas estão começando a perceber que isto pode trazerconsequências muito boas para seu crescimento e desenvolvimento.
Na primeira etapa, foram realizadas pesquisas através de diversas fontes bibliográficas, que basearam o levantamento de dados relacionados ao estudo dos aspectos históricos relacionados à gestão de pessoas e recrutamento interno bem como as características, vantagens e as desvantagens, instrumentos necessários aorecrutamento interno e a evolução da gestão de pessoas relacionada ao recrutamento interno.
Na segunda etapa, analisou-se o recrutamento interno como um fator motivacional, logo após, fizemos um estudo sobre o histórico da empresa, sua estrutura organizacional e o organograma da empresa Novo Mundo. Outro ponto analisado foi como é feito o recrutamento interno na empresa.Na terceira etapa foi feita a análise dos resultados do questionário aplicado aos funcionários da empresa Novo Mundo.

1 ASPECTOS HISTÓRICOS RELACIONADOS À GESTÃO DE PESSOAS E RECRUTAMENTO INTERNO

A gestão de pessoas surgiu entre o final do século XIX e o inicio do século XX, após um forte impacto causado pela Revolução Industrial. No Brasil teve início nadécada de 30, quando começaram a estudar sobre as pessoas na organização. No começo era tudo muito simples, pois o objetivo principal era apenas contratar e controlar as principais informações referentes aos funcionários como horas trabalhadas, faltas e salário. Os trabalhadores não tinham nenhum valor e eram enxergados apenas como se fossem uma máquina, um instrumento usado para se alcançar olucro desejado. Depois, com o desenvolvimento das tecnologias, o mercado se tornou ainda mais competitivo. Necessitava-se de uma maior habilidade por parte dos trabalhadores e então o recrutamento ficou ainda mais seletivo.
Em nossa opinião, a função e as práticas de recursos humanos derivam da difusão e do desenvolvimento do humanismo nas organizações e surgem devido a diversos fatorescontextuais que caracterizam o fim do sec. XIX, e o inicio do sec. XX. “Na prática, o desenvolvimento tecnológico aumentou a sofisticação do trabalho, demandando habilidades mais variadas.”(MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPE, 2002, p. 61)
Com estas demandas mais variadas, foram surgindo pesquisas sobre divisões de tarefas, ou seja, divisões de departamentos, mas antes disso a miopiapara enxergar as pessoas era grande.
Nos meados do século XX, não existia divisões como recrutamento interno ou externo, pois a seleção era feita diariamente, em filas, até que um chefe escolhesse o trabalhador a dedo. “A seleção de pessoal nas oficinas e fábricas acontecia de forma improvisada e personalista, diariamente, filas se formavam à frente da fabrica, até que o capataz escolhesse,...
tracking img