Reconhecimento das Rochas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1695 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

















1 - Resumo:

Este presente relatório trata-se de uma aula prática sobre o reconhecimento dos tipos de rochas, realizada no dia 06 de setembro de 2013, na sala 305 da Universidade Federal do Pampa - Unipampa, campus Alegrete. Com uma simples observação e um breve conhecimento sobre as características das rochas, podemos identificá-las. Os tipos derochas e suas características são relatadas e especificadas no decorrer deste relatório.



















2 - Objetivo:

Com base nos ensinamentos obtidos em aula e com o auxílio das apostilas cedidas pelo professor, o principal objetivo é realizar o reconhecimento dos tipos de rochas existentes, sendo elas, ígnea intrusiva ou extrusiva e sua textura, sedimentar e suaestratificação, e metamórfica e sua estrutura.



















3 - Fundamento teórico:

Para a Geologia, a rocha é um agregado natural formado de um ou mais minerais (podendo eventualmente tratar-se de um vidro vulcânico), que constitui parte essencialmente da crosta terrestre e é nitidamente individualizado. Por isso, as rochas ocorrem em extensões consideráveis na crostaterrestre, podendo, na maioria das vezes, ser representada em mapas geológicos. São elas nitidamente individualizadas, porque os minerais se agregam obedecendo as leis físicas, químicas ou físico químicas, dependendo das situações em que se formam esta ou aquela rocha. Esta agregação, portanto, não se da ao acaso. Não é necessário que a rocha seja consolidada. As areias, as argilas, etc., desde querepresentem corpos independentes, individualizados e extensos, são considerados rochas.
A crosta terrestre é constituída essencialmente de rochas. São elas, juntamente com os fósseis, os elementos que o geólogo usa para decifrar os fenômenos geológicos atuais e do passado. A Petrografia ou Petrologia, ramo da ciência geológica dedica-se ao estudo das rochas, da sua constituição, origem e classificação.De acordo com a sua origem, distingue-se três grandes grupos, tais como: rochas magmáticas ou ígneas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Rochas magmáticas, ou ígneas: Provêm da consolidação do magma e são por isso de origem primária. Delas se derivam por processos vários as rochas sedimentares e metamórficas. Divide-se em Intrusivas e Extrusivas. As Intrusivas ou Plutônicas são formadasno interior da crosta terrestre, a vários quilômetros de profundidade, seu resfriamento ocorre de forma lenta dando a possibilidade de os cristais desenvolverem-se sucessivamente e formando uma textura equigranular (cristais com tamanhos aproximadamente iguais) ou faneríticas (cristais visíveis a olho nu). As Extrusivas ou Vulcânicas são formadas no exterior da crosta terrestre, seu resfriamentoocorre de forma brusca formando a textura iniquigranular (cristais de diferentes tamanhos) ou afaníticas (cristais não visíveis a olho nu) pelo fato de não haver tempo suficiente para dar-se a cristalização dos minerais.
Rochas sedimentares: São aquelas formadas a partir do material originado da destruição erosiva de qualquer tipo de rocha e do material proveniente das atividades biológicas,materiais estes que deverão ser transportados e posteriormente depositados ou precipitados em um dos muitos ambientes de sedimentação da superfície do globo terrestre. Sedimento Clástico ou Mecânico: São os formados de fragmentos de rochas preexistentes. Distinguem-se em macroclásticos e microclásticos. O que mais caracteriza as rochas sedimentares é sua estratificação, pois são geralmente formadas decamadas superpostas, o que podem diferir uma das outras em composição, textura, espessura, cor, resistência, etc. Planos de estratificação, também chamados de planos de sedimentação, são normalmente planos de fraqueza da rocha, que muito influem no seu comportamento mecânico.



Rochas metamórficas: Tanto as rochas magmáticas como as sedimentares podem ser levadas por processos geológicos...
tracking img