Reconhecimento contábil dos eventos que afetam a sociedade e o meio ambiente, a sua mensuracao e a evidenciação de seus reflexos no patrimonio da entidade. normas de qualidade social e ambiental

Páginas: 14 (3395 palavras) Publicado: 3 de abril de 2011
1. INTRODUCAO

Para alcançar um novo padrão aceito globalmente, as empresas têm buscado integrar seus interesses econômicos à responsabilidade ambiental. Tal integração requer uma nova gestão dos recursos naturais, possibilitando não apenas a eficiência, mas também a eficácia da atividade econômica, em busca da diversidade e a estabilidade do meio ambiente.
Denardin e Vinter (2003) relatamque em função das questões ambientais os consumidores passaram a exigir informações a respeito das características dos produtos ofertados no mercado, assim como os impactos, do processo produtivo, ao meio-ambiente. Portanto, boas iniciativas ambientais podem vir a proporcionar manutenção de lucratividade, bem como aumento de participação de mercado.
A tecnologia da informação trouxe algumasmudanças no comportamento da sociedade e das empresas. Hoje, com a maior transparência da informação, os consumidores passaram a ter mais participação na vida corporativa, acarretando novas contingências no ambiente empresarial.
As normas da ISO, tanto as de qualidade tanto as do meio ambiente, passaram a ser padrão de referência. Geraram uma adesão e corrida para manter e/ou ganhar mercado.Implementar um sistema é uma das formas (meio) encontradas para atingir determinado fim, para isso recorre a diversas ferramentas e métodos. Ambas auxiliaram o melhor conhecimento dos processos e como tratar o desperdício de forma sistemática, ao mesmo tempo em que para os ajustes pretendidos houve necessidade de outros desenvolvimentos em paralelo (entre outros: treinamento, calibração, normassetoriais, legislação, técnicas, tecnologia). Convém verificar de que forma estas normas da ISO contribuíram ou podem auxiliar uma gestão da qualidade ambiental, que por se tratar de um termo mais amplo, incluí a qualidade de vida dos ecossistemas. Desta forma, a qualidade ambiental é o primeiro passo, mas não o único, na perseguição do desenvolvimento sustentável.
Desta forma, torna-se importante ademonstração do que está sendo realizado pelas empresas, não apenas como um meio de publicidade, mas como ações desenvolvidas pela organização, que afetam sua atividade econômica, seu resultado financeiro e sua saúde patrimonial. Como ressalta Ribeiro (2006), a ferramenta utilizada para demonstrar tais informações deve ser a Contabilidade, uma vez que é seu dever identificar e avaliar os eventoseconômicos e financeiros, relacionados com o meio ambiente, capazes de afetar o estado patrimonial e o resultado das entidades contábeis.
Neste sentido, o Conselho Federal de Contabilidade aprovou, em agosto de 2004, a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica NBC T n° 15, que estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar àsociedade a participação e a responsabilidade social da entidade.
Devido a isso, as demonstrações contábeis merecem atenção e estudos especiais, haja vista que elas representam o principal canal de evidenciação de itens financeiros – ambientais do qual faz uso a contabilidade.

2. REFERENCIAL TEORICO

2.1 Sistemas de Gestão Ambiental – SGA

Como conseqüência das diversas pressõesestabelecidas pela sociedade civil e pelos governos, as empresas passaram a adotar medidas para proteger e conservar o meio ambiente, com o objetivo de alcançar um desempenho ambiental de alta qualidade.
A aplicação de sistemas de gestão ambiental é estritamente voluntária, sem obrigatoriedade legal, mas é possível considerar estes sistemas como leis de mercado, pois este tipo de certificação influenciadiretamente na escolha do produto por parte dos consumidores.
A implementação da gestão ambiental pode oferecer vantagens para a empresa e para o cliente, como prescreve Vale apud Denardin e Vinter (2003, p. 3):
Entre as vantagens para a empresa estão: a criação de uma imagem “verde”; acesso a novos mercados; redução e/ou eliminação de acidentes ambientais, evitando, com isso, custos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evidenciação dos dados de gestão ambiental nas demonstrações contábeis de empresas classificadas pela cprh* cumpridoras ou não...
  • “Sociedade, meio ambiente, história e política ambiental”.
  • MENSURAÇÃO DOS EFEITOS DE INTERVENÇÃO NO MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DE INDICADORES AMBIENTAIS
  • Principais eventos do meio ambiente
  • Principais eventos do meio ambiente
  • REFLEXOS DE IMPACTOS AMBIENTAIS DOS RESÍDUOS SÓLIDA SAÚDE E NO MEIO AMBIENTE
  • Normas ISO Meio Ambiente
  • Qualidade e meio Ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!