Reconhecimanto de digitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de I.A

Reconhecimento de Dígitos Manuscritos

Franca
2012

Sumário

1. Introdução 3
1.1 Reconhecimento On-line 3
1.2 Reconhecimento Off-line 4
1.3 Etapas de um sistema de reconhecimento de caracteres 4
1.3.1 Pré-processamento 5
1.3.1 Extração de características 5
1.3.1 Classificação 6
1.3.1 Pós-processamento 6
2. Técnicas de Extração deCaracterísticas 7
2.1 Características Estruturais (Structural Characteristics) 7
2.1.1 Histograma Horizontal 8
2.1.2 Histograma Vertical 8
2.1.3 Histograma Radial 8
2.1.4 Radial in-Out Profile 9
2.1.4 Radial Out-In Profile 9
2.2 Mapas de arestas (Edge Maps) 10
2.3 Projeções de Imagem (Image Projections) 13
2.4 Zoneamento (Zoning) 15
2.5 Medida de Concavidades (ConcavitiesMeasurement) 16
Referências Bibliográficas 19

1. Introdução

O reconhecimento de dígitos manuscritos é um dos problemas clássicos da visão computacional. O interesse nesta área existe pelo fato de que ela possui um grande potencial para aplicações, principalmente para domínios nos quais uma grande massa de documentos precisa ser analisada [16], como, por exemplo, no reconhecimento de códigospostais, processamento de formulários e reconhecimento do valor em um cheque bancário. Porém, para utilizar em aplicações reais os sistemas precisam atingir um alto grau de confiabilidade.
O grande problema encontrado no reconhecimento de caracteres manuscritos deve-se ao fato da grande variedade de estilos de escrita por pessoas diferentes. Estudo apresentado em fala sobre a individualidade doestilo de escrita e mostra que a mesma pessoa pode escrever um mesmo dígito usando mais de uma forma, principalmente para os dígitos mais complexos como no caso do dígito 4 e do dígito 8. Esta grande variabilidade torna o problema muito mais complexo quando comparado ao de reconhecimento de texto impresso.
Existem duas diferentes abordagens para reconhecimento de caracteres manuscritos,reconhecimento on-line e off-line.

2.1 Reconhecimento On-line

No Reconhecimento on-line a entrada do caractere é feita através de dispositivos especiais, como a tela sensível ao toque em um PDA ou através de um tabletPC. Métodos on-line são tidos como mais fáceis, pois, alem da forma, existem mais informações disponíveis como a trajetória realizada pelo dispositivo de entrada

2.2Reconhecimento Off-line

Os métodos off-line possuem como entrada um documento escrito que deve ser processado. O documento é então digitalizado a partir de dispositivos como scanners ou através de uma câmera. O problema de reconhecimento off-line é mais complexo, pois o processo de digitalização da imagem pode apresentar ruídos alem de que não se tem as informações da trajetória realizada durante aescrita.

2.3 Etapas de um sistema de reconhecimento de caracteres

Um sistema para reconhecimento de caracteres manuscritos pode ser dividido basicamente em quatro etapas: Pré-processamento, Extração de Características, Classificação e Pós-Processamento. Na Figura 1.1 são ilustradas estas etapas.

Figura 1.1: Etapas de um sistema de reconhecimento de caracteres manuscritos

1.3.1Pré-processamento

A etapa de pré-processamento prepara a imagem para ser utilizada pela técnica de extração de características. As técnicas utilizadas nesta etapa são determinadas pela forma que a extração de características que trabalha. Algumas técnicas de extração de características podem trabalhar com imagens em níveis de cinza como as encontradas em [18,19], enquanto outras trabalham com imagensbinárias, necessitando a realização da binarização durante o pré-processamento. A utilização de algoritmos para fazer esqueletização, extração do contorno entre outros também se enquadram nesta etapa.
Outro passo importante que pode ser feito durante o pré-processamento é a normalização da imagem. A normalização pode ser tanto uma simples normalização de tamanho como uma de curvatura. Estas...
tracking img