Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição do negocio atual – Definição do campo de atuação da empresa no momento da análise.
1 - Consideração Geral
Os plásticos são materiais obtidos a partir das resinas sintéticas (polímeros), derivadas do petróleo. A palavra plástico vem do grego plastikós, que significa adequado à moldagem. O plástico, como material flexível, facilmente se adapta a ser moldado.
Hoje, o plástico faz parteintegrante de nossa vida, estando presente em um número incomensurável de objetos e coisas por nós utilizados: embalagens, saquinhos de lixo, objetos de uso pessoal, garrafas de refrigerantes e uma infinidade de objetos.
Apesar do primeiro plástico, a celulose, ter surgido em 1864, o PVC ou Policloreto de Venilha em 1913, foi durante a II Guerra Mundial, há pouco mais de cinqüenta anos, que suautilização industrial se desenvolveu.
Como sabemos, o petróleo é extraído do subsolo e levado para as refinarias, onde os diferentes derivados são separados. Um destes derivados é a nafta que é fornecida para as indústrias petroquímicas, dando origem aos gases eteno e propeno e a outros monômeros, que por sua vez são transformados, através de processamento químico especial, nas resinas plásticasou polímeros.
O plástico tem tido sua utilização cada vez mais desenvolvida em todos os setores industriais e por sua versatilidade e propriedades físico-químicas, tem substituído, com vantagens, a madeira, os metais e as ligas metálicas, o vidro e o papel, as fibras vegetais e animais, pois muitos deles já estão escassos na natureza ou têm um custo de produção bem mais elevado.
2 – Osprincipais tipos de plásticos
De acordo com suas características, os plásticos se dividem em dois grupos: os termorrígidos ou termofixos e os termoplásticos.

2.1- Plásticos Termofixos
Os plásticos termofixos são aqueles que não se fundem e uma vez moldados e endurecidos, não oferecem condições para reciclagem. São apresentados como mistura de pós e são moldados submetendo-se a temperatura e pressão.É o caso específico das telhas transparentes, do revestimento do telefone, do material do orelhão e de inúmeras peças utilizadas na mecânica em geral e especificamente na indústria automobilística.
2.2 - Termoplásticos
São aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados. Uma vez resfriados endurecem e tomam uma determinada forma. Como esse processo pode ser repetido várias vezes,esses plásticos são recicláveis podendo ser reaproveitados.
O termoplástico reciclado não pode ser empregado em embalagens de alimentos a fim de se evitar contaminações provenientes de tintas e produtos tóxicos, podendo voltar na forma de baldes, mangueiras, sacos de lixo e outras modalidades.
Considerou sete tipos de termoplásticos, a seguir:
a)- Polietileno Tereftalato - PET
É utilizado emfrascos de refrigerantes, de produtos de limpeza e farmacêuticos, em fibras sintéticas, etc..

b)- Polietileno de Alta Densidade - PEAD
São utilizados na confecção de engradados para bebidas, garrafas de álcool e de produtos químicos, bombonas, tambores, tubos para líquidos e gás, tanques de combustível, etc.

c)- PVC ou Policloreto de Venilha - V
São utilizados em frascos de água mineral,em tubos e conexões para água. em calçados, em escapamentos de cabos elétricos, equipamentos médico-cirúrgico, lonas, esquadrias e revestimentos, etc.

d)- Polietileno de Baixa Densidade – PEBD
São empregados nas embalagens de alimentos, sacos industriais, sacos para lixo, filmes flexíveis, lonas agrícolas, etc.

e)- Polipropileno - PP
Empregados em embalagem de massas alimentícias ebiscoitos, potes de margarina, seringas descartáveis, equipamentos médicos-cirúrgicos, fibras e fios têxteis, utilidades domésticas, autopeças, etc.

f)- Poliestireno - PS
Usado em copos descartáveis, placas isolantes, aparelhos de som e de TV, embalagens alimentícias, revestimento de geladeiras, material escolar, etc.

g)- Outros
São as resinas plásticas não indicadas até aqui e são utilizadas em...
tracking img