Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reciclagem / Reutilização de Pilhas e Baterias;
Hoje em dia falamos muito de reciclagem, porém quanto trata-se deste tema nos vem em mente a reciclagem de papeis, plástico,vidro, alumínio entre outros, tidos como mais comuns.
Mas temos nesta grande lista de materiais que podem ser reciclados, as pilhas e baterias, que são muito utilizadas e pouco reutilizadas em sua reciclagem ou reutilização.Até mesmo porque hoje temos poucos pontos para tal processo de reciclagem em nossa cidade, sendo que este tipo de material em sua maioria deve por recomendação ser devolvida aos seus fabricantes, para que eles façam todo o procedimento. Muitas das vezes acabamos não fazendo o recomendado e apenas deixando de lado, ou misturando junto ao descarte do lixo domestico, sendo assim uma forma errada dedescarte, pois este tipo de material leva em media de 300 a 500 anos para se decompor no meio ambiente, fora o grande risco de contaminação junto ao solo e rios, por tratar-se de um material altamente tóxico tanto a natureza quanto aos humanos.
Estima-se que hoje haja no Brasil cerca de 1.068 pontos de coleta deste tipo de material no país, a meta é ampliar os postos de coleta no Estado de SãoPaulo de 400 para 500 até dezembro.
Atualmente, três redes de supermercado participam desta coleta e recolhem pilhas e baterias -- Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart.
O Brasil consome 1,2 bilhão de pilhas e baterias por ano. Para o setor, o maior problema é que partes das pilhas coletadas são pirateadas. Deste total consumido, 400 milhões são falsificados e têm níveis de metais pesados acima dopermitido, o que dificulta a reciclagem, já se identificou 213 marcas de pilhas que entram no país de forma ilegal.

Pilha e baterias comuns: demora de 300 a 500 anos.
As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos,..., após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuáriosaos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado”.
Uma bateria de celular é composta por várias substâncias químicasresponsáveis pelo armazenamento da carga elétrica. Elas podem conter materiais como cádmio, altamente nocivo ao meio-ambiente e tóxico para humanos. Apesar de serem prejudiciais para a natureza e para a saúde, se reciclados, estes materiais têm valor comercial, pois podem ser reaproveitados em outras áreas. O mesmo vale para outros materiais que compõe o celular, como o ouro dos contatos ou o plástico dascarcaças.
Bateria de Carro
Os componentes básicos de uma bateria são: Placas positivas e negativas: São grades produzidas com uma liga onde é aplicada uma massa de PbO ( óxido de chumbo ) adicionada de outras substâncias que responderão por determinadas reações . Estão diferenciadas em placas positivas e negativas e são responsáveis pelo acúmulo e condução da corrente elétrica.- Separadores:Executado em polietileno são envelopes que evitam o contato direto entre as placas positivas e negativas para que não ocorram assim curtos circuitos. Caixas: Servem para condicionamento dos elementos da solução eletrolítica - Conectores: Servem para a interligação dos elementos da bateria para formação do circuito. -Terminais; Pólos positivos e negativos da bateria. Solução: Composta por 35 % deácido sulfúrico e 65 % de água destilada. Essa solução é indispensável às reações químicas que poderão ocorrer.
Como funciona: Bióxido de chumbo ( PbO2 ) , é uma substância que possui grande tendência de receber elétrons , enquanto que o chumbo metálico ( Pb) , tem uma grande tendência de doar elétrons; a isso chamamos diferença de potencial. O meio utilizado para transferência de elétrons no caso...
tracking img