Reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|
COLÉGIO ESTADUAL DE BARRA DO TARRACHIL
CHORROCHÓ-BA CÓDIGO: 13994 DIREC: 10 PAULO AFONSO-BA
END.: Rua Castro Alves – s/n Área Verde - Povoado de Barra do Tarrachil - Chorrochó-BA
CEP: 48670 000 TEL/FAX: (0**) 75 3477 5123 EMAIL: tianecy@yahoo.com.br

PROJETO DE RECICLAGEM DE PAPEL

Barra do Tarrachil
Maio/2011
PROJETO DE RECICLAGEM DE PAPELPROJETO PARA RECICLAGEM DE PAPEL


Barra do Tarrachil
Maio/2011
SUMARIO

1. JUSTIFICATIVA
Uma idéia pode transformar-se em pó ou magia, dependendo do talento que nela tocar. (Willian Bernbach). A preocupação com o meio ambiente criou uma demanda por produtos e processos amigos do meio ambiente e reciclar papel é uma forma de responder a essa demanda. Assim, os principaisfatores de incentivar a reciclagem de papel, além de econômicos são:
- A preservação de recursos naturais (matéria-prima; energia; água);
- Minimização da poluição;
- Diminuição da quantidade de lixo que vai para os aterros.
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. Reaproveitar e reutilizar o que de algumaforma foi rejeitado.
Um dos objetivos desse projeto é contribuir na formação do aluno, e trabalhar com situações que possibilitem aos alunos pensar propostas de intervenção na realidade que os cerca. Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade é a melhoria das condições de vida no mundo, a questão ambiental, que afeta a todos, porém, com conseqüências desiguais para os diferente grupossociais. O que fazer? E como fazer? Para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria?
Segundo os PCN”s “os alunos podem tirar nota 10 nas provas, mas, ainda assim, jogar lixo na rua, pescar peixes-fêmeas prontas para reproduzir, atear fogo no matoindiscriminadamente, ou realizar outro tipo de ação danosa, seja por não perceberem a extensão dessas ações ou por não se sentirem responsáveis pelo mundo em que vivem”.
O projeto se questiona como nas condições concretas de aprendizagem, podemos contribuir para que nossos alunos percebam e entendam as conseqüências ambientais de suas ações nos locais onde estudam, jogam bola, enfim onde vivem, considerando que asolução dos problemas ambientais tem sido considerada cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.
Transformando esse problema em potencialidade, até mesmo criar renda extra para as famílias com a Coleta Seletiva de Lixo.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Volume 6 – Arte: “A educação em Arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepçãoestética, que caracterizam o modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas”.

A aprendizagem artística envolve, portanto, um conjunto de diferentes tipos deconhecimentos, que visam à criação de significações exercitando fundamentalmente a constante possibilidade de transformação do ser humano.
Considerando a realidade apresentada, divulgamos dentro da escola a opção de uma oficina diferenciada que proporcionasse prazer e ao mesmo tempo ensinasse uma profissão.
Acreditamos que os projetos criativos e desafiadores despertem desejo e motivação para que possa serampliada e futuramente transformada em uma Cooperativa envolvendo toda a Comunidade Escolar. Para atingir nosso objetivo e efetivar esta iniciativa contamos com o apoio de todos.

2. PROPOSTA
A proposta da coleta seletiva, principalmente do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade de toda COMUNIDADE LOCAL, como um elo para trabalhar a transformação...
tracking img