Reciclagem pneus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONSUMO INSUSTENTÁVEL E SUSTENTÁVEL DO PNEU

Origem do pneu
O pneu - componente imprescindível ao funcionamento dos veículos - passou por muitas etapas desde sua origem, no século XIX, até atingir a tecnologia atual.
A invenção do pneu remonta a mais de um século. Fatos engraçados à época levaram empresários à falência, como a borracha que não passava de uma goma “grudenta” paraimpermeabilizar tecidos ou o risco que a borracha tinha de dissolver quando fazia calor, marcando algumas fases da evolução dos pneus.
Para mudar esse cenário, muitos experimentos iniciados pelo americano Charles Goodyear, por volta de 1830, confirmaram acidentalmente que a borracha cozida a altas temperaturas com enxofre, mantinha suas condições de elasticidade no frio ou no calor. Estava descoberto oprocesso de vulcanização da borracha que, além de dar forma ao pneu, aumentou a segurança nas freadas e diminuiu as trepidações nos carros. Em 1845, os irmãos Michelin foram os primeiros a patentear o pneu para automóvel.
As etapas iniciais de desenvolvimento dos pneus ainda passaram pelo feito do inglês Robert Thompson que, em 1847, colocou uma câmara cheia de ar dentro dos pneus de borracha maciça. Apartir de 1888, com a utilização do pneu em larga escala, as fábricas passaram a investir mais em sua segurança.
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da.../historia-do-pneu.p...

O consumo Insustentável
No entanto com essa produção em larga escala, foi investido muito no desenvolvimento desse material, como segurança, durabilidade e resistência, para suprir o alto numero de automóveisque vem crescendo cada dia, sem tomar o conhecimento do mal que esse material de borracha derivado do petróleo uma fonte de recursos naturais não renováveis poderia causar muitos danos ao meio ambiente, e a questão é: foi investido muito em tecnologia para aperfeiçoar o produto , e pouco ou quase nada pra inibir seus efeitos negativos .
Quais riscos para o meio ambiente no caso de pneusdescartados de forma inadequada?
Além de ser um dos mais importantes focos de dengue, os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de esgoto e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica. Um pneu costuma demorar mais de 100 anos para se decompor. Por isso, é fundamentalinvestir em sua reciclagem.
Após atingir seu desgaste completo, um pneu se torna inservível. Como é material de longo processo de decomposição, ele não deve ser descartado no meio ambiente. Tem que ser recolhido e destinado de forma adequada ambientalmente. É sustentável se locomover de bicicleta do que de carro. Mas ainda assim a fabricação da bicicleta gera um impacto, os pneus são feito deborracha, há um processo químico no aço, no alumínio, e nas partes de plásticos .
Ler mais http://www.vidasustentavel.net/reciclagem/pneu-carvao-e-concreto-ecologico/[->0]

Na natureza, o passivo ambiental de um pneu é caro. O produto pode demorar muito para se decompor naturalmente. As estimativas chegam há 600 anos até ele virar pó. (Fonte: Recicláveis.com[->1]). Além disso, quando queimado aoar livre, o pneu solta uma fedorenta fumaça negra, que obviamente é poluente[->2]. A queima desse resíduo também cria uma ameaça perigosa. Ela libera óleo pirolítico, que contém produtos químicos tóxicos e metais pesados capazes de produzir efeitos adversos à saúde, como perda de memória, deficiência no aprendizado, supressão do sistema imunológico, danos nos rins e fígado. Esse óleo pode viajarlongas distâncias, contaminando solo e água, além de penetrar em lençóis freáticos. No leito dos rios, eles atrapalham o fluxo natural das águas. E jogar pneu fora, em qualquer lugar, depois de recauchutá-lo várias vezes, parece ser uma prática indiscriminada. Apesar de não haver um dado oficial ou sistematicamente pesquisado, as estimativas são de 30 milhões de pneus jogados por ano (Fonte:...
tracking img