Reciclagem em emios de hospedagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Plínio Leite Curso de turismo

Niterói – RJ Abril 2010
Implantação de reciclagem de lixo nos hotéis
Reciclagem nos meios de hospedagem

Sumário

TEMA: RECICLAGEM NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM
TITULO PROVISORIO: IMPLANTAÇÃO DA RECICLAGEM DO LIXO DOS HOTEIS
1- JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem a intenção de fornecer um panorama de Reciclagem aplicada á hotelaria, tendo em vista osprincípios de sustentabilidade. Descreve a cronologia das questões ambientais, bem como a contribuição negativa e/ou positiva do setor hoteleiro para com o Desenvolvimento Sustentável, através dos impactos e boas práticas da hotelaria em relação ao meio ambiente. O método de pesquisa aplicado baseia-se na pesquisa bibliográfica. Finalmente, são feitas sugestões de ações que, a partir da suaaplicação prática, permitirão demonstrar a sua viabilidade e a comprovação das melhorias que proporcionam, validando a proposta no que tange à sustentabilidade dos meios de hospedagem.
2- PROBLEMA
A implantação do sistema de reciclagem nos meios de hospedagem, de forma prática poderá reduzir o impacto ambiental?
3- HIPÓTESES DE TRABALHO
* Se forem observados os benefícios para o meio ambiente, aimplantação da reciclagem nos meios de hospedagem reduziria a quantidade de lixo destinada a lixões diminuindo assim a poluição causadora de impacto ambiental.

* Se os meios de hospedagem implantassem o sistema de reciclagem do lixo produzido, reduziria - se o custo na compra de produtos que quando reciclados, retornariam em forma de outro produto útil, criando-se assim a sustentabilidade.* Se implantado o sistema, poderia gerar oportunidades de emprego viabilizando o uso de mão-de-obra local integrando assim a população residente das proximidades com a demanda turística, trazendo assim benefícios sócio-econômico valorizando a localidade.

4- OBJETIVOS
4.1- GERAL
Mostrar a importância e benefícios adquiridos com a implantação do sistema de reciclagem nos meios dehospedagem.

4.2- ESPECÍFICOS

* Relacionar atividades turísticas, mais especificamente os meios de hospedagem com conscientização ecológica baseada em reciclagem.

* Estudar alternativas ambientais para os meios de hospedagem visando à sustentabilidade.

* Identificar a possibilidade de conciliar duas atividades que estão relacionadas na questão da qualidade de vida.

5- EMBASAMENTOTEÓRICO

Os tipos de lixo são variáveis, não existe apenas um tipo, pois desta forma seria até um pouco mais simples coletá-lo. Através de uma pequena iniciativa de doar a projetos sociais ou até mesmo reutilizar este material para a produção de outros produtos pode-se reduzir a taxa de lixo limpo desperdiçado e lixo tóxico poluindo.
Lixo Inorgânico (garrafas pet,latas,etc.),Orgânicos(quedesmancha) e o mais agressivo ao meio ambiente que seria o lixo tóxico (baterias,etc.)
O conhecimento destes tipos de lixo e sua identificação não são complicados, mas necessários para separar e armazenar mesmo que por pouco tempo da forma correta.

Além de adotar a reciclagem, é preciso instruir hóspedes e funcionários dos meios de hospedagem, assim como a população residente na localidade atravésde palestras de conscientização e adoção da prática de coleta seletiva de forma mais rigorosa. Sabendo-se a maneira correta de separar o lixo, torna-se mais simples o reaproveitamento do lixo inorgânico (lixo retornável).

O lixo reciclável precisa ser armazenado temporariamente para depois ser transportado; o orgânico pode ser rapidamente encaminhado para o ‘’decomposteiro’’ - um depósitoespecial, onde o lixo entra em decomposição; e os materiais tóxicos e poluentes exigem cuidados especiais até que encontrem um destino final. (Lixo mínimo – Uma proposta ecológica para hotelaria; Costa, Sílvia de Souza Pág.33)

Restos de alimentos complementam a ração de animais ou vão para decomposteiros - recipientes onde o lixo orgânico transforma-se em adubo, usado depois nas hortas. As cascas...
tracking img