Reciclagem do vidro- pequenas cooperativas de vitrofusão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola de Design



Rosana Silva de Souza







Reciclagem do vidro-
Pequenas cooperativas de vitrofusão









UBÁ,
Maio, 2009.

Rosana Silva de Souza






Reciclagem do vidro-
Pequenas cooperativas de vitrofusão









Projeto de pesquisa apresentado
ao curso de Graduação em Design de Produtos pelaUniversidade do Estado de Minas Gerais, à Prof. Taís Alves.





UBÁ,
Maio, 2009.





Sumário

1. Introdução ................................................................................... 04
2. Levantamento de literatura............................................................05
3. Problema................................................................................... 06
4. Hipótese..................................................................................... 06
5. Objetivo.......................................................................................... 07
6.Justificativa .................................................................................07
7.Metodologia............................................................................... 07
8. Bibliografia...........................................................................................09
9. Cronograma.....................................................................................11

1. Introdução

O vidro é um material infinitamente reciclável, mantendo suas propriedades intactas independente do número de vezes que o material éreaproveitado, sem perda de volume, impermeabilidade e pureza, tanto quanto um fabricado de matérias-primas virgens.
Com a reciclagem do vidro haverá redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza além de proporcionar a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume do lixo em aterros sanitários.
A coleta seletiva pode ser fonte de renda para famílias carentes, que seorganizam em cooperativas para fazer a coleta e o beneficiamento do vidro, além disso, cria a conscientização da preservação ambiental na população.
É uma solução artesanal onde o processo de beneficiamento é realizado manualmente, sem a utilização de qualquer equipamento, e de recursos específicos de tratamento. Consiste na separação por cores (quando o vidro não estiver quebrado), retirada deimpurezas (alumínio, ferro etc.), eventual lavagem simples num tanque de água ou em tambor metálico e quebra do vidro. A produção estimada para um funcionário é de 20 a 25 T/mês.
Mesmo sendo 100% reciclável, deve haver separação do material devida à diversidade dos tipos existentes atualmente. Materiais como espelhos, vidros de janela, formas e travessas de vidro temperado, tubo de televisão eampolas de remédio, entre outros, possuem propriedades diferentes, e não devem ser mandados para reciclagem.
O tamanho e a forma do negócio a ser desenvolvido dependerão muito do potencial de geração de caco da região abrangida, das distâncias a serem percorridas dos pontos de captação, da qualidade do caco e do tamanho da cooperativa.
A VITROFUSÃO é uma técnica que molda vidros em forno de altatemperatura, em torno de 800ºC. Necessita horas de cozedura e patamares de aquecimento e resfriamento, para que a técnica tenha sucesso.Todo vidro descartado é possível de ser utilizado: sobras de vidraçaria, vidros de demolição, garrafas, garrafões; materiais esses que nos lixões ocupam muito espaço, além de perigosos por serem cortantes.

2. Levantamento de literatura
Segundo Cláudio RachidDias:
O vidro não pode ser considerado como lixo, pois é matéria-prima pura. E ainda que não seja degradável, apresenta uma característica única, se comparado a outros materiais utilizados na fabricação de embalagens: são 100% reciclável, podendo ser incorporado, em grande proporção, como matéria-prima para a fabricação de novos produtos, sem causar alterações nas suas propriedades originais....
tracking img