Reciclagem de polipropileno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
2. RECICLAGEM DE POLIPROPILENO 4
2.1 PRINCIPAIS APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS DOS PRODUTOS RECICLADOS 4
2.2 SIMBOLOGIA DE RECICLAGEM 5
2.3 CARACTERISTICAS DO PP 5
2.4 PROPRIEDADES GERAIS 5
2.5 RECICLAGEM MECÂNICA DO POLIPROPILENO 6
2.6 OFERTA, DEMANDA E NÍVEL DE UTILIZAÇÃO DO POLIPROPILENO 7
2.7 EMPRESAS 7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERËNCIAS 9


1. INTRODUÇÃOO polipropileno vem se tornando uma importantíssima resina termoplástica da atualidade, sendo a resina de maior crescimento. Ele é o terceiro termoplástico mais vendido no mundo abaixo apenas do polietileno de baixa densidade e do PVC.
A reciclagem do polipropileno é importante em âmbito nacional devido a sua produção ter também uma importância estratégica.
O acúmulo de plásticos prejudicaa decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, já que criam camadas impermeáveis que afetam à biodegradação da matéria orgânica. A separação de plásticos do restante do lixo pode trazer uma série de benefícios à sociedade, como, por exemplo, o aumento do reaproveitamento dos plásticos, geração de empregos, economia de energia e de recursos financeiros.

2. RECICLAGEM DE POLIPROPILENOA reciclagem é a forma de tratamento de resíduo plástico que mais tem concentrado esforços no âmbito empresarial e governamental, ou seja, é uma das maneiras de tornar a longa vida dos plásticos uma característica útil para as empresas e saudável para a sociedade e o meio ambiente. Tais esforços estimulam o surgimento de uma variedade de legislações, tecnologias e centros de pesquisa edesenvolvimento voltados para o setor. Portanto, a reciclagem apresenta-se como o método de reaproveitamento do resíduo plástico que contribui para a redução desse resíduo e recuperação do material dos plásticos descartados.
O polipropileno é considerado um termoplástico commoditie, sendo utilizada em moldagem por injeção, sopro e extrusão. A grande diversidade de produtos de PP é devido a suafacilidade de processamento, boas propriedades mecânicas, alta resistência química, eficiente barreira à umidade e transparência quando orientado, baixo custo e baixa densidade.
A indústria automotiva responde, atualmente, por uma grande parte do mercado de consumo de plásticos, por isso existe um crescente interesse no investimento em processos de reciclagem, inclusive devido à vinculação às atividadesrelacionadas à proteção ambiental. Dentre as peças automotivas, os pára-choques são relativamente fáceis de serem reciclados devido às suas dimensões e por constituírem, geralmente, de um único material, o polipropileno (PP). Neste trabalho, analisou-se as propriedades mecânicas e reológicas de misturas de PP virgem e reciclado, em três porcentagens diferentes, a fim de se detectar as alteraçõesdas mesmas, relacionando-as aos parâmetros do processo de fabricação e à qualidade do produto.
Concluiu-se que, porcentagens de reciclado acima de 30%,causam deterioração das propriedades mecânicas do produto e um aumento da viscosidade, dificultando o processo de injeção. Este estudo visa fornecer uma contribuição para o aumento na utilização de plásticos reciclados na indústria automotiva.2.1 PRINCIPAIS APLICAÇÕES E BENEFÍCIOS DOS PRODUTOS RECICLADOS
- Principais Aplicações:
O plástico reciclado pode ser utilizado para fabricação de: garrafas e frascos, exceto para contato direto com alimentos e fármacos; baldes, cabides, pentes e outros artefatos produzidos pelo processo de injeção; "madeira - plástica"; cerdas, vassouras, escovas e outros produtos que sejam produzidos comfibras; sacolas e outros tipos de filmes; painéis para a construção civil.
-Benefícios: conserva o aroma, é inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura.

2.2 SIMBOLOGIA DE RECICLAGEM
Polipropileno

2.3 CARACTERISTICAS DO PP
• Baixa densidade (flutuam na água);
• Amolece à baixa temperatura (150°C);
• Queima como vela, liberando cheiro de...
tracking img