Reciclagem de oleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
|
|
|

| O óleo de cozinha usado pode se tornar um grave problema ambiental se não for destinado de forma correta.

O despejo do óleo usado em ralos, pias ou bueiros causa o entupimento das redes de esgoto, aumentando os custos com o tratamento das águas dos rios e represas.

3 bilhões de pessoas podem ter problemas de acesso à água limpa em 2025.

Além de ser contra a lei, essaprática causa danos irreparáveis ao meio ambiente. O óleo forma uma barreira na superfície da água, impedindo a entrada de luz. Isso dificulta a fotossíntese e a água fica sem oxigênio, eliminando toda vida nela existente. |
Por que reciclar óleo de cozinha usado?
Muitas donas de casa ficam sem saber o que fazer com aquele óleo já usado, geralmente mais de uma vez, quando o mesmo precisa serdescartado.
Infelizmente para muitas pessoas o método mais prático de se livrar desse óleo velho é jogando o mesmo no ralo da pia ou no vaso sanitário, porém o que essas pessoas não sabem é o quão poluente essa prática pode ser para o meio ambiente.
O óleo de cozinha provoca a impermeabilização do solo e poluição hídrica e por conta disso provoca danos gravíssimos ao nosso meio ambiente.
Para seter uma noção do tamanho do desastre, um litro de óleo jogado pelo ralo tem capacidade de contaminar 20 mil de litros de água potável se for jogado em rios sem nenhum tipo de tratamento. Essa informação é da Sabesp, companhia de tratamento de água da cidade de São Paulo.
A forma mais correta de se livrar do óleo usado é armazenando o mesmo em garrafas PET ou em bombonas e encaminhando paracooperativas de reciclagem que transformarão o óleo em Biodíesel. Alguns locais públicos também recebem doações de óleo saturado como escolas e supermercados, basta se informar no seu município.
Muitos aderem a fabricação de sabão caseiro com o óleo saturado, porém segundo estudos já divulgados essa prática é menos indicada ainda pois o sabão caseiro feito a partir de óleo de cozinha usado também éconsiderado um agente poluidor do meio ambiente justamente por que esse tipo de sabão não contém biodegradabilidade ou seja, os agentes químicos utilizados na sua composição servem para potencializar a poluição da água e formação de crostas, além de atrair bactérias que consomem o oxigênio da água durante o processo de decomposição dos resíduos do sabão na água.
Em São Paulo, no bairro da Moócaexiste a ONG Trevo. O trabalho dessa ONG é voltado a reciclagem do óleo de cozinha e conscientização da população da importância dessa medida para o meio ambiente. Nessa ONG acontece também a fabricação e comercialização do sabão 100% biodegradável, ou seja, ecologicamente correto a partir do óleo recolhido por eles.
Vale a pena a visita ao site da ONG para quem tem interesse em aderir a prática dareciclagem de óleo de cozinha, uma medida símples e que tem grande efeito no nosso meio ambiente.

Reciclagem de Óleo de Cozinha
Saúde & Qualidade de Vida - Curiosidades
Por que reciclar?
Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Isto é equivalente à quantidade que uma pessoa consome em aproximadamente 14 anos de vida. Além disso,essa contaminação encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede deesgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.
Como reciclar?
Neste contexto, já é possível identificar algumas iniciativas para reciclagem de óleo comestível usado no Brasil, como é o caso da ONG Ação Triângulo, de Santo André, São...
tracking img