Reciclagem de oleo de cozinha usado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA AMAZÔNIA
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE










PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO






PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM LAVA JATOS



























Abaetetuba – PA

2011

AGRADECIMENTOS

.DEDICATÓRIA
















Este projeto de conclusão de curso é dedicado ao nosso professor e orientador Clístenes Pamplona Catete que acredita no conhecimento que adquirimos para exercer com dignidade a profissão de Técnico em Meio Ambiente.












Epigrafe"Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro."
Resumo






1 - Introdução
O município de Abaetetuba esta localizado no nordeste do Pará em uma área de 1, 610 743 km². Estando a uma distancia da capital paraense de até 60,5 km rodofluvial e rodoviário: 101,5 km. Tendo uma população de 141,054 habitantes.
O mundo todo se realça a procura pela melhoria do desempenho das empresas quanto ao uso racional da água, da energia e das matérias-primas, e a produção de resíduos é uma das maiores preocupações para a manutenção de um ambiente limpo, já que esse fator tem adquirido amplas proporções na sociedade moderna.
O ser humano dispõe de vários recursos naturais mas água consta como umdos mais importantes, devido ser indispensável para a sobrevivência. Sendo que a utilização cada vez maior e sem um devido controle dos recursos hídricos tem resultado em problemas, não só na carência dos mesmos, como também de degradação de sua qualidade.
Um dos graves problemas que atingem a qualidade das águas dos rios e lagos é o controle inadequado dos efluentes industriais, bem como aimplantação de indústrias em locais inadequados (Agenda 21, 1996). Nesse contexto, os lava-jatos são potenciais fontes de poluição, visto que seus efluentes contêm uma quantidade considerável de derivados de petróleo e de surfactantes.
Em dezembro de 2006 havia cerca de 45 milhões de veículos no Brasil (DENATRAN, 2007), e boa parte dessa frota certamente demanda os serviços dos lava-jatos. Assim, égerada uma considerável quantidade de água residuária que é lançada continuamente no sistema de esgotamento sanitário das cidades, no sistema de drenagem pluvial ou então diretamente no solo, haja vista que muitos lava-jatos não fazem nenhum tratamento dos seus efluentes para a eliminação dos resíduos, contrariando a legislação.
O aumento do número de veículos, que vêm ocorrendo nos últimos anos,está propiciando o surgimento indiscriminado de instalações que atuam na lavagem de veículos e que podem estar prejudicando o meio-ambiente com o desperdício de água e a contaminação dos lençóis freáticos.
O crescimento populacional tem, como uma de suas conseqüências, o aumento pela demanda de veículos para locomoção. Grande parte dessa frota utiliza-se dos serviços dos lava-jatos, multiplicandoassim o número de unidades deste tipo de empreendimento. Além disso, sabe-se que a grande parte desses lava-jatos não faz nem um tipo de tratamento dos efluentes gerados pela natureza de sua atividade, o que faz aumentar a geração de resíduos, e, por conseguinte poluição, e degradação dos recursos hídricos.
De acordo com os parâmetros de exigência ambientais legais e a consciência ecológica esocial, esse tipo de empreendimento como os demais, precisa está paralelo a legislação, e procurar se adequar para manter o desenvolvimento de forma sustentável.
A água faz parte do patrimônio do nosso planeta. Cada continente, cada povo, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano e...
tracking img