Reciclagem de metais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA EM INTRODUÇÃO ÁS CIÊNCIAS DO AMBIENTE PARA ENGENHARIA

RECICLAGEM DE METAIS

CAMPINA GRANDE – PB
2012
RESUMO
O trabalho trata da reciclagem de metais, citando as suas vantagens ecológicas e sociais. Ele expõe as classificações dos metais para reciclagem e os processos que eles passam e apresenta como se ocorre areciclagem dos metais mais utilizados e populares.

SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO.....................................................................................................05
2 – VANTAGENS.......................................................................................................06
3 – TIPOS DE METAIS RECICLAVEIS.....................................................................07
4– RECICLAGEM DE METAIS.................................................................................08
4.1 – RECICLAGEM DO COBRE...............................................................................08
4.2 – RECICLAGEM DO AÇO....................................................................................09
4.3 – RECICLAGEM DOALUMINIO..........................................................................10
5 – CONCLUSÃO......................................................................................................11

INTRODUÇÃO
A reciclagem consiste no reaproveitamento de materiais usados de forma a poder utilizá-los novamente como matérias primas. No caso dos metais é um processo cada vez mais importante e necessário, uma vez que as reservas finitas deminerais não conseguem fazer face às necessidades de utilização no consumo atual o reaproveitamento do metal é considerada o processo secundário de obtenção deste material. O metal reciclado tem praticamente todas as características do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade.

VANTAGENS
A nível ambiental a reciclagem de metais diminui a necessidadede exploração das reservas naturais permitindo conservar recursos metálicos. Há também uma enorme economia gasta na extração e refinação do metal. A eliminação dessas duas etapas permite diminuir impactos ambientais, como: economia de água, aumento na vida útil dos lixões e aterros, diminuição das áreas degradadas pela extração dos minérios e uma diminuição geral da poluição.
Socialmente areciclagem gera empregos, pois ela cria novos postos de trabalho por parte de um mercado de produtos reciclados e a expansão e divulgação desta prática, aumenta a sensibilização e consciência ambiental por parte dos consumidores.

TIPOS DE METAIS RECICLAVEIS
Existem muitos tipos de metais, chegando hoje ao total de sessenta e oito, eles são 100% recicláveis. Antes de iniciar o processo de reciclagemos metais precisam ser separados em ferroso e não ferroso. Os metais ferrosos são todos aqueles que contêm ferro na sua composição. Os metais ferrosos podem conter pequenas quantidades de outros elementos, como carbono ou níquel, em uma proporção específica, que são adicionados para alcançar as propriedades desejadas. Todos os metais ferrosos são geralmente magnéticos e têm alta resistência àtração. Os metais não ferrosos não possuem ferro em sua composição.

RECICLAGEM DE METAIS
Os metais mais conhecidos e reciclados são o cobre, o aço e o alumínio e seus respectivos processos são:
RECICLAGEM DO COBRE
O ciclo do cobre consiste numa série de reações químicas, em que o reagente inicial e o produto final são o cobre metálico. O processo de recuperação do cobre também é chamado reciclagemdo cobre.
O processo começa através da oxidação de uma liga de cobre inicial pelo ácido nítrico (HNO3) formando o nitrato de cobre III (Cu(NO3)2) - reação A. Por sua vez, o nitrato de cobre III reage na reação B com o hidróxido de sódio (NaOH) formando o hidróxido de cobre II (Cu(OH)2), que vai ser aquecido e decomposto em óxido de cobre II (CuO) - reação C. Na reação D, o óxido de cobre...
tracking img