Reciclagem de embalagem cartonada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMERSON DE ALMEIDA DAMAS

RECICLAGEM DAS EMBALAGENS CARTONADAS LONGA VIDA
ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA

Telêmaco Borba - PR 2008

EMERSON DE ALMEIDA DAMAS

RECICLAGEM DAS EMBALAGENS CARTONADAS LONGA VIDA
ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA

Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Química com Ênfase em Celulose e Papel, da Faculdade de Telêmaco Borba, como requisito parcial deconclusão de curso. Orientador: Prof. Dr. Ivo Neitzel.

Telêmaco Borba - PR 2008

DAM

Damas, Emerson de Almeida. Reciclagem das embalagens cartonadas longa vida: análise de viabilidade técnica / Emerson de Almeida Damas. – Telêmaco Borba, PR: [s.n], 2008. 99f. Orientador: Dr. Ivo Neitzel. Monografia (TCC) – Faculdade de Telêmaco Borba. Bibliografia: f.

1. Reciclagem. 2. Embalagens. 3. LongaVida. I. Neitzel, Ivo. II. Faculdade de Telêmaco Borba.

CDD 676

EMERSON DE ALMEIDA DAMAS

RECICLAGEM DAS EMBALAGENS CARTONADAS LONGA VIDA
ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA

Monografia apresentada ao Curso de Engenharia Química com Ênfase em Celulose e Papel, da Faculdade de Telêmaco Borba, como requisito parcial de conclusão de curso.

COMISSÃO EXAMINADORA______________________________________ Prof. Dr. Ivo Neitzel. Faculdade de Telêmaco Borba ______________________________________ Prof. MSc. Rui Cezar Frazão do Nascimento Faculdade de Telêmaco Borba ______________________________________ Prof. Patrick Roman Faculdade de Telêmaco Borba

Telêmaco Borba, 12 de Novembro de 2008.

À minha esposa Patrícia, pela confiança e apoio em todos os momentos. Aos meus pais MarliRosalita Damas e José Maria de Almeida Damas (in memoriam).
Aos verdadeiros amigos.

AGRADECIMENTOS

Ao Prof. Dr. Ivo, que aceitou orientar-me nas etapas técnicas para a realização deste trabalho, pelos ensinamentos ministrados durante o curso e, principalmente, pela amizade. Ao meu ortopedista Dr. Flávio Mendes Vilela Jr. que muito me ajudou nesses últimos cinco anos. A minha família, quemuito me incentivou durante o curso. Aos professores e colegas de Curso, pois juntos trilhamos uma etapa importante de nossas vidas. Aos profissionais consultados, pelas informações valiosas que nos forneceram para este trabalho fosse realizado.

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peçatermine sem aplausos." (Charles Chaplin)

DAMAS, Emerson de Almeida. Reciclagem das embalagens cartonadas longa vida: análise de viabilidade técnica. 2008. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Faculdade de Telêmaco Borba.

RESUMO

Este trabalho teve como motivação o apelo ambiental em torno das embalagens cartonadas longa vida e o alto potencial lucrativo que o lixo gerado por elaspossui, pois este lixo é composto de 75% de papel, 20% de polietileno e 5% de alumínio. Para isso foram verificados quais os equipamentos que são necessários para que se possa reciclar as embalagens cartonadas longa vida, separando seus componentes (fibra, plástico e alumínio), tornando-os matérias-primas para outras indústrias processa-los em novos produtos. Para que isso fosse realizado, foramestudados os vários equipamentos envolvidos no processo de reciclagem, bem como a sua função em cada etapa. Também foram verificados quais os produtos que podem ser feitos a partir dos componentes das embalagens cartonadas longa vida. Este levantamento foi possível através de consulta de livros, artigos em revistas e internet. Conhecendo o processo e todos os equipamentos envolvidos, podemos estimar umcusto para que se possa implantar uma empresa de reciclagem de embalagens cartonadas longa vida. A metodologia para se conseguir esses valores foi através de visitas em fornecedores de embalagens pós-consumo, contato com a empresa produtora desse tipo de embalagem e benchmarking. De posse dos dados, podemos afirmar que é possível e tecnicamente viável a reciclagem das embalagens cartonadas longa...
tracking img