Recensão sobre o artigo "No Dead Air! The iPod and the Culture of Mobile Listening" (Michael Bull)

1304 palavras 6 páginas
COMUNICAÇÃO E CIÊNCIAIS SOCIAIS
Professora Ana Jorge

RECENSÃO

No Dead Air! The iPod and the Culture of Mobile Listening

Michael Bull in Leisure Studies, 24 (4), pp. 342-355

Miguel Pais (nº 41450)
Licenciatura em Ciências da Comunicação (1º Ano, Turma A)
Abril de 2014
Introdução
Esta recensão pretende estudar e analisar o artigo “No Dead Air! The iPod and the Culture of Mobile Listening”, publicado por Michael Bull em 2004.
Neste artigo, o autor contextualiza a forma como os utilizadores de aparelhos móveis de audição de música (em particular o iPod, da Apple) constroem a sua própria experiência e meio particular nas deslocações dentro do meio urbano, recorrendo precisamente à liberdade de escolha musical permitida pelos referidos aparelhos.
A informação é apoiada por uma série de entrevistas a indivíduos de várias idades e países, que corroboram as conclusões do autor.

O movimento urbano e o recurso à música

Nas deslocações quotidianas pela cidade, os indivíduos encontraram na audição do mundo personalizado de música uma válvula de escape (que estimula a autonomia pela criação de uma “bolha” auditiva) para a socialização que, de outra forma, não poderiam evitar. A presença do iPod transmite um sinal simbólico que dificulta o início da interacção com os ouvintes (Bull, 2007, pp. 93). Deste modo, “habitam” o meio no qual se movem, não só pela controlada individualização mas também pelo controlo dos próprios pensamentos e emoções – subjugados à música que os influencia. Os utilizadores aproveitam ainda as funcionalidades de organização musical dos próprios aparelhos para definirem conjuntos de músicas apropriados a certos estados de espírito, alturas do dia, ou mesmo que lhes permitam criar cenários imaginativos que utilizem a realidade que os rodeia como cenário de fundo.
Assim, “o poder da música permite aos utilizadores do iPod a construção de narrativas significativas e agradáveis sobre a linearidade rotineira e

Relacionados