Recens o Cr tica obra de Henri Fayol

776 palavras 4 páginas
Recensão Crítica à obra de Henri Fayol:
“Administração Industrial e geral”

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos
Ciências da Administração I
Mestre José Costa Dantas

Filipe Mendes nº 26815

Maia
Dezembro, 2013

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Ciências da Administração I, proponho-me a apresentar uma recensão crítica da obra que notabilizou Henri Fayol: “Administration industrielle et générale” (1916). Ao longo da recensão, refiro de que maneira é que o autor revolucionou as organizações, com a descrição de seis unidades estruturais, fundamentais a qualquer empresa, e a implementação de catorze princípios gerais da administração. Desenvolvimento
Como nota biográfica, Henri Fayol (1841-1925) nasceu em Constantinopla, na Turquia, porém viveu a maior parte da sua vida em França. Formou-se em engenharia de minas, e cedo iniciou a sua vida profissional como engenheiro no setor metalúrgico e carbonífero. Fayol afirmava que era fundamental que as escolas formassem gestores com capacidades e competências científicas aprofundadas, o que exigia uma mudança, ao nível do ensino, nas escolas (“O ensino da Administração, deve, por conseguinte ser geral, rudimentar nas escolas primárias, um pouco mais extenso nas secundárias e muito desenvolvido nas superiores.”(Fayol, 1916, pág.39)). Não bastava os conhecimentos técnicos e matemáticos era necessário acrescentar aos conteúdos curriculares as áreas de administração, segurança, finanças, contabilidade, entre outras.
O autor defendeu a necessidade de se fazer uma análise global das empresas, salientando-se a importância das estruturas e das funções organizacionais.
No quadro comum de funcionamento interno de qualquer empresa, seja de pequena, média ou de grande dimensão, para Fayol existem seis unidades estruturais com funções de grande especificidade:
1. Função Técnica
2. Função Comercial
3. Função Financeira
4. Função de Segurança
5. Função de contabilidade
6. Função Administrativa
Esta última função

Relacionados

  • beaud
    67903 palavras | 272 páginas
  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas
  • MINTZBERG QUINN LAMPEL GHOSHAL O Processo da Estrat gia 4 ed Bookman 2006
    349963 palavras | 1400 páginas