Recensão

Páginas: 2 (361 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
O artigo faz uma análise da tendência das novas estratégias e politicas de desenvolvimento para os territórios rurais. Esta critica organiza-se a partir de três preocupações, que são: achar que não épossível dissociar o mundo rural do mundo urbano; projectar o futuro do mundo rural somente a luz da evolução das relações campo cidade na Europa e por em causa a sustentabilidade nos mundos ruraisnão agrícolas.
No final do texto apresentam-se orientações estratégicas que podem contribuir para a definição de politicas para uma nova complementaridade do mundo rural-urbano.
Na procura dessasestratégias é importante compreender a história das relações do campo com a cidade. Procurando perceber se há uma complementaridade ou uma simbiose. O autor diz-nos que o mundo rural antigo opõe-se aomundo urbano, visto que o primeiro tinha funções e actividades económicas ligadas à produção de alimentos e á agricultura. O grupo social era a família e o tipo de paisagem era natural.
Por outro lado,a cidade apresenta diferentes funções, diferentes actividades e grupos sociais e paisagens distintos. No entanto, desde a revolução industrial que esta divisão tem vindo a ficar diferente: com aindustrialização da agricultura a modernidade deixa de ser pertencente apenas à cidade. A partir da década de 80 desenvolve-se no campo o mundo rural não agrícola e a disjunção começa a existir entre omundo rural agrícola e o não agricola. Começa a ser socialmente construída a ideia de património e dá-se uma transformação do mundo rural em espaços multifuncionais com valor patrimonial. È dentro desteâmbito que se desenvolve por exemplo o turismo rural, que integra novas ideias de sustentabilidade. Estas actividades têm funções sociais e ambientais.
No segundo ponto, o autor refere que éimportante aprender com a historia e que neste momento o turismo rural teve um impacto bastante reduzido quer em termos de criação de emprego quer em termos de rendimentos adicionais para as famílias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recensão
  • Recensão
  • RECENSãO
  • Recensão
  • recensao
  • Recensão
  • Recensão
  • Recensão critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!