Recensão critica

Páginas: 7 (1684 palavras) Publicado: 2 de abril de 2011
ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA

IV CURSO PÓS LICENCIATURA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO

Metodologias de Investigação em Enfermagem

JOSÉ MANUEL JORGE GOMES

[pic]

Coimbra, Janeiro de 2009

ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA

IV CURSO PÓS LICENCIATURA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO

Metodologias de Investigação em EnfermagemJOSÉ MANUEL JORGE GOMES

[pic]

Coimbra, Janeiro de 2009

ANEXO I

Análise Crítica - Introdução

Obra:

ARAÚJO, Isabel M.; PAÚL, Constança; MARTINS, Maria M. – Cuidar das famílias com um idoso dependente por AVC: Do hospital à comunidade – Um desafio. Revista Referência. Lisboa. II.ª Série, nº 7 (Out. 2008), p. 43-53.

A presente recessão crítica foi realizada no âmbito da disciplinade Metodologias de Investigação, do IV Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, sob orientação do Professor Arménio Cruz. É um texto de informação e opinião e tem por finalidade a pesquisa de um artigo-relato de uma investigação empírica sobre os temas da Enfermagem. O objectivo é resumi-lo e elaborar uma avaliação crítica, baseadanoutros autores e na capacidade analítica e apreciativa apontando os pontos altos e baixos, nomeadamente aos seus aspectos conceptuais, metodológicos e empíricos, criando uma grelha de forma a sistematizar os tópicos (Anexo I), assim como à validade interna e externa, de forma a constituir um elemento de avaliação da disciplina.

O artigo, objecto da recensão crítica, tem por título “Cuidar dasfamílias com um idoso dependente por AVC: Do hospital à comunidade – Um desafio.”, foi publicado na revista Referência, em Outubro de 2008 e tem como autoras: Isabel Maria Araújo – Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde de Vale do Ave, Doutoranda em Ciências de Enfermagem; Constança Paúl – Professora do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, Doutorada em CiênciasBiomédicas na especialidade de Gerontologia e Maria Manuela Martins – Professora Coordenadora da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Doutorada em Ciências de Enfermagem. (Anexo II).

Resumo

O presente estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva realizado pelas Professoras, tem por objectivo compreender e analisar o apoio prestado pelos enfermeiros ao cuidador do doente comAcidente Vascular Cerebral (AVC), na preparação e continuidade dos cuidados e após alta no domicílio, permitindo assim, contribuir para a melhoria da assistência dos enfermeiros ao indivíduo dependente e à sua família. Perante uma doença a estrutura familiar é abalada e cada elemento individualmente e, a família na globalidade, têm que assumir papéis para os quais nem sempre estão preparados.Os enfermeiros desempenham um papel fundamental de apoio, avaliando os recursos, os obstáculos potenciadores de desvantagem, atenuando, suprimindo e ajudando a ultrapassar as complicações/incapacidades por parte do doente e do prestador de cuidados informal.

Utilizando a entrevista semi-estruturada como instrumento de recolha de dados a 12 cuidadores informais de indivíduos idosos com apatologia de AVC, procuraram identificar a percepção do papel do enfermeiro pelo cuidador informal, identificar os domínios de intervenção e as áreas de educação para a saúde abordadas pelos enfermeiros, analisar se as educações para a saúde vão de encontro com as necessidades reais e identificar sentimentos que a família desenvolve face à dependência do cuidar, assim como, as fontes de suportesexistentes e utilizadas.

A análise de conteúdo foi realizada a partir das etapas propostas por Bradin. As conclusões do estudo assentam essencialmente nos enfermeiros e no cuidador informal. Segundo o estudo, os cuidadores informais sentem “tristeza, medo, revolta, desamparo, insegurança, sobrecarga e muita responsabilidade” aquando da alta e assumem o papel de cuidadores pelo “ dever moral,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recensao critica
  • Recensão Crítica
  • Recensao critica
  • Recensão crítica
  • recensão critica
  • recensão critica
  • Recensão Crítica
  • Recensão critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!