Recensão crítica

Páginas: 5 (1212 palavras) Publicado: 10 de março de 2011
Recensão Crítica
O “Jogo dos Alimentos”: Mudança atititudinal face
à alimentação e ao sedentarismo em crianças do 1.º ciclo

Nicole Amaral da Silva

Resumo
Este artigo centra-se num estudo que foi realizado a crianças a frequentarem o ensino básico, tendo por objectivo, a indução da mudança atitudinal das mesmas face à alimentação e ao sedentarismo, através do “Jogo dos Alimentos”. Esteestudo teve como suporte teórico o Modelo da Probabilidade de Elaboração.
O estudo em questão foi realizado em duas escolas diferentes, revelando mudanças positivas quer na intenção comportamental como nas atitudes das crianças face à alimentação e ao sedentarismo. O artigo em questão alerta-nos para a importância que deve ser dada a este problema, não só devido aos riscos inerentes a esta doençaa nível de saúde, como os elevados custos económicos anualmente dispensados em cuidados médicos para as pessoas obesas. Em suma, este artigo salienta a necessidade de adopção de estratégias de combate à obesidade.
O Jogo dos Alimentos
Tendo em conta a realidade em Portugal no que diz respeito à obesidade, surgiu um grande interesse por parte da psicologia social na prevenção desta doença, queem 2007 afectou 31,56% das crianças e 51,6% dos adultos, (Carlos, Teles, Medina Reis, Carreira, Camolas & Santos, 2004) sendo um dos países europeus com uma maior taxa de obesidade. Assim sendo, houve a necessidade de criação de estratégias que ajudassem a combater este problema.
O estudo realizado assentou no Modelo da Probabilidade de Elaboração de Petty e Cacciopo, tendo por objectivoprovocar o processamento da informação transmitida através da via central, ao invés da via periférica, pois desta forma a informação seria apreendida de forma mais detalhada e retida durante mais tempo na memória dos receptores. A crença que a mudança de atitudes e da intenção comportamental face à alimentação e ao sedentarismo, podia levar a população a adoptar um estilo de vida mais saudável, foi oque motivou a realização deste estudo. Posto isto, a experiência realizada teve como objectivo testar a eficácia de um instrumento induzido de mudança de atitudes, face à população infantil , pois segundo os autores deste artigo, ao citar Taylor (1986), “ensinar às crianças bons hábitos de saúde tais como uma alimentação correcta, é mais fácil e melhor do que tentar corrigir os maus hábitos desaúde, o que significa tomar medidas para combater os factores de risco antes que estes tenham a possibilidade de se desenvolverem”. Para além deste facto, a sua aplicação num contexto escolar traria maiores vantagens a nível de resultados, por permitir um maior controlo diário da alimentação das crianças durante o período escolar, e o universo em si ser mais abrangente.
Tendo em conta que o estudoteve como suporte a roda dos alimentos, a amostra baseou-se especificamente em crianças que frequentavam a quarta classe, visto que as mesmas já dispunham de algum conhecimento acerca da roda dos alimentos. O estudo subdividiu-se então em duas partes: na primeira constou a existência de vinte conjuntos de setenta e dois cartões, que continham a imagem dos alimentos na frente, e as calorias decada alimento no verso, sendo que estes foram distribuídos pelos grupos formados pela turma (que continham entre quatro a cinco elementos ), após os alunos terem definido as cinco refeições diárias existentes. Posteriormente a esta etapa, os grupos elaboraram um plano de refeições de acordo com os cartões que dispunham, sendo de seguida, os mesmos recolhidos pelo professor que fez um somatório decalorias de cada grupo no final desta tarefa. Após esta etapa, a informação correcta foi desvendada de acordo com a visão de especialistas, tendo o professor alertado os alunos para os riscos inerentes à obesidade, e questionando-os sobre soluções que pudessem combater este problema. De acordo com as calorias de cada grupo, foram estipuladas as voltas que os alunos tinham de correr à volta do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recensao critica
  • Recensão Crítica
  • Recensao critica
  • Recensão crítica
  • recensão critica
  • recensão critica
  • Recensão Crítica
  • Recensão critica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!