Recenção critica comportamento de compra compulsivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RECENSÃO CRÍTICA DO ARTIGO
“A Neurological Study of Compulsive Buying Behaviour”
Por: Tiago Duro

Introdução
O artigo “A Neurological Study of Compulsive Buying Behaviour”, de Gerhard Raab,Christian E. Elger, Michael Neuner e Bernd Weber, peritos em neuromarketing e neurociência, descreve o estudo das correlações neurológicas do comprador compulsivo. Vinte e seis compradores nãocompulsivos (“normais”) e vinte e três compradores compulsivos foram submetidos a decisões de compra que, enquanto tomadas, foram gravadas em imagens através de aparelhos de ressonância magnética. O objetivodeste estudo é o de contribuir para melhor compreensão das correlações neurológicas do comprador compulsivo.
Conceito
O comprador compulsivo é definido como crónico, difícil de se controlar, as suasconsequências negativas não são só de carater pessoal (dívidas ou dificuldades económicas) mas também de carater psicológico e social (O’Guinn and Farber 1989). Não é considerado um comportamentoexcessivo como o vício do jogo, suscetível de tratamento, mas mais bem um distúrbio no comportamento compulsivo (Lejoyeux et al. 2000; Muller et al 2009).
Vários estudos investigaram as causas docomportamento compulsivo e chegaram à conclusão de que pessoas que apresentaram aumento da impulsividade, défices de autocontrolo, baixa autoestima, depressão, entre outros, têm maior aptidão para tercomportamentos de compra compulsivos (Black et al. 1998; Dittma 2005ª, 2005b; Faber 1992, 2004; Mueller et al. 2009)

Metodologia

Foram escolhidos 49 candidatos do sexo feminino devido a estas seremmais frequentemente afetadas por comportamentos de compra compulsivos do que o sexo masculino (Black 2007; Dittmar 2005a). Foi usado o paradigma de Knutson et al (2007) para fazer a recolha de imagens,consiste em captar 3 imagens através de aparelhos de ressonância magnética nos momentos de: apresentação dos produtos; apresentação de produtos e preços; e apresentação de produtos preços e tomada de...
tracking img