Receitas e despesas financeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RECEITAS FINANCEIRAS

São provenientes de aplicações e operações financeiras, normalmente alternativas encontradas pelos sócios para a utilização dos numerários em excesso que se encontram em girona empresa.
Podemos considerar como receitas financeiras:
- os juros recebidos sobre empréstimos concedidos.
-a correção monetária proveniente de aplicações financeiras (desde que pré-fixada)-os descontos obtidos no pagamento antecipado de duplicatas
-o lucro obtido nas operações em bolsa de valores
-prêmio auferido na alienação de títulos e debêntures
- receitas de títulos vinculadosao mercado aberto
-receitas sobre investimentos temporáriosAs receitas financeiras derivadas de títulos com vencimento posterior ao encerramento de exercício, deverão ser rateadas mensalmente pelos períodos a que competirem, de acordo com a Leinº8.383/91.

TRIBUTOS INCIDENTES NAS RECEITAS FINANCEIRAS
Com a publicação da Lei nº 11.941/2009, no Diário Oficial da União de 28 de Maio, não incidem atualmente para as empresas no regime cumulativo atributação de PIS e COFINS sobre receitas não decorrentes da atividade da empresa, tais como as receitas financeiras.
Para as empresas enquadradas no regime não cumulativo as alíquotas de PIS eCOFINS foram zeradas anteriormente pelo Decreto nº5.164/04, permanecendo apenas as alíquotas de 1.65% e 7,6%, respectivamente, sobre os Juros sobre o Capital Próprio.
Sendo assim, em empresas do LucroReal as receitas irão entrar diretamente no resultado da empresa para cálculo do IR e CSLL, e em empresas optantes pelo o Lucro Presumido o resultado entrará junto com a base de cálculo de IR e CSLLdo trimestre.

DESPESAS FINANCEIRAS
São as remunerações ao capital de terceiros e representam basicamente os custos das operações de empréstimos e financiamentos, onde se incluem:
- os juros,...
tracking img