Receber completos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Algumas Características do Linux
1. É livre e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes, hackers e contribuidores espalhados ao redor do mundo que tem como objetivo a contribuição para a melhoria e crescimento deste sistema operacional.
2. Convivem sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas operacionais (com o DOS, Windows, OS/2) no mesmo computador.
3.Multitarefa real
4. Multiusuário
5. Suporte a nomes extensos de arquivos e diretórios (255 caracteres)
6. Conectividade com outros tipos de plataformas como Apple, Sun, Macintosh, Sparc, Alpha, PowerPc, ARM, Unix, Windows, DOS, etc.
7. Proteção entre processos executados na memória RAM
8. Suporte a mais de 63 terminais virtuais (consoles)
9. Modularização - O GNU/Linux somentecarrega para a memória o que é usado durante o processamento, liberando totalmente a memória assim que o programa/dispositivo é finalizado
10. Devido a modularização, os drivers dos periféricos e recursos do sistema podem ser carregados e removidos completamente da memória RAM a qualquer momento. Os drivers (módulos) ocupam pouco espaço quando carregados na memória RAM (cerca de 6Kb para a Placa derede NE 2000, por exemplo)
11. Não há a necessidade de se reiniciar o sistema após a modificar a configuração de qualquer periférico ou parâmetros de rede. Somente é necessário reiniciar o sistema no caso de uma instalação interna de um novo periférico, falha em algum hardware (queima do processador, placa mãe, etc.).
12. Não é requerida uma licença para seu uso. O GNU/Linux é licenciado deacordo com os termos da GPL.
13. Acessa corretamente discos formatados pelo DOS, Windows, Novell, OS/2, NTFS, SunOS, Amiga, Atari, Mac, etc.
14. Utiliza permissões de acesso a arquivos, diretórios e programas em execução na memória RAM.
15. O LINUX NÃO É VULNERÁVEL A VÍRUS! Devido a separação de privilégios entre processos e respeitadas as recomendações padrão de política de segurança euso de contas privilegiadas (como a de root), programas como vírus tornam-se inúteis pois tem sua ação limitada pelas restrições de acesso do sistema de arquivos e execução.
16. Freqüentemente são criados exploits que tentam se aproveitar de falhas existentes em sistemas desatualizados e usa-las para danificar o sistema. Erroneamente este tipo de ataque é classificado como vírus por pessoas malinformadas e são resolvidas com sistemas bem mantidos. Em geral, usando uma boa distribuição que tenha um bom sistema de atualização resolve em 99.9% os problemas com exploits. Qualquer programa (nocivo ou não) poderá alterar partes do sistema que possui permissões (será abordado como alterar permissões e tornar seu sistema mais restrito no decorrer do guia foca Linux).
17. Rede TCP/IP maisrápida que no Windows e tem sua pilha constantemente melhorada. O GNU/Linux tem suporte nativo a redes TCP/IP e não depende de uma camada intermediária como o WinSock. Em acessos via modem a Internet, a velocidade de transmissão é 10% maior.
18. Roda aplicações DOS através do DOSEMU, QEMU, BOCHS. Para se ter uma idéia, é possível dar o boot em um sistema DOS qualquer dentro dele e ao mesmo tempousar a multitarefa deste sistema.
19. Roda aplicações Windows através do WINE.
20. Suporte a dispositivos infravermelho.
21. Suporte a rede via rádio amador.
22. Suporte a dispositivos Plug-and-Play.
23. Suporte a dispositivos USB.
24. Suporte a Fireware.
25. Dispositivos Wireless.
26. Vários tipos de firewalls de alta qualidade e com grande poder de segurança de graça.Roteamento estático e dinâmico de pacotes.
27. Ponte entre Redes.
28. Proxy Tradicional e Transparente.
29. Possui recursos para atender a mais de um endereço IP na mesma placa de rede, sendo muito útil para situações de manutenção em servidores de redes ou para a emulação de "mais computadores" virtualmente.
30. O servidor WEB e FTP podem estar localizados no mesmo computador,...
tracking img