Recasamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Desde que o mundo é mundo que a humanidade pratica o “casa-separa”. O divórcio foi legalizado no Brasil em 1977 e, pode-se perceber que nas últimas décadas homens e mulheres convivem cada vez menos com quem acham que não vale a pena, sendo o casamento para a vida toda, cada vez mais raro.
Pesquisas mostram que a freqüência de uniões rompidas aumenta a cada ano. Assim comocrescem os pedidos de separação, parecem estar crescendo também o número de motivos pelos quais os casais não querem mais conviver. Enquanto que as alegações para o divórcio eram coisas bem concretas como infidelidade, dificuldades financeiras, violência doméstica, negligência com o lar, a partir dos anos 80, falta de entrosamento, falta de comunicação com o parceiro são respostas encontradas naspesquisas. Pode-se observar também, que um número crescente de pedidos de separação é iniciativa das mulheres.
Nestas circunstâncias a família original interrompe seu ciclo vital e cada um dos cônjuges, só ou em nova relação conjugal, com ou sem filhos em sua companhia, irá constituir novos núcleos familiares.
Trata-se de um tema bem atual, cada vez mais freqüente. A família tradicional, onde ocasal e filhos vivem sob o mesmo teto e o paternalismo comanda, deixou de ser o único modelo de relações entre as pessoas. Com este processo de mudança, as dificuldades enfrentadas pelas famílias também são diferentes. Os núcleos de famílias desfeitos e refeitos criam a necessidade de um paradigma de família inteiramente novo que considere os novos relacionamentos e papéis extremamente complexos.As dificuldades encontradas pelas famílias reconstituídas são basicamente diferentes como o fato de partirmos do princípio que existe um vínculo progenitor - filho que antecede o vínculo conjugal. No primeiro casamento, o casal passa pela fase de adaptação e cria um vínculo antes de lidar com os filhos, o que não ocorre no recasamento. Além disso, experiências conjugais anteriores mal resolvidaspodem influenciar no novo relacionamento.
Um novo casamento é, ao mesmo tempo, esperança e desafio. Cada componente da família cria sua regra relacional sendo inúmeros os obstáculos a serem enfrentados nesta tentativa de ser feliz de novo.

Recasamento

Que critérios internos e externos mobilizam as escolhas feitas? Que significado tem a busca de novos pares no ambiente extra-familiar?O desejo de companhia, de aconchego, de sentir pertencente a alguém é tão inerente ao ser humano que, desde que se têm notícias, o homem vive em grupos. Uma espécie de proteção.

Existe um caminho a ser percorrido que vai do casamento ao divórcio e do divórcio à nova união entre um homem e uma mulher. Sem mapa para cruzar o caminho, as pessoas não sabem o que irão encontrar pela frente. Ésem dúvida uma fase de transição, com mudanças constantes e sempre sentidas de forma diferente por cada um dos envolvidos.

Ao iniciar um novo relacionamento, é necessária a recuperação em relação às perdas do primeiro casamento - "divórcio emocional" adequado para poder haver um recomprometimento com o casamento e com a formação de uma família.

Ao planejar o novo casamento e anova família, é necessário aceitar os próprios medos e os do novo cônjuge e dos filhos em relação ao recasamento e a formação de uma família por segundo casamento, aceitando a necessidade de tempo e paciência para o ajustamento as complexidades e ambigüidades de: múltiplos papéis novos, fronteiras, espaço, tempo, condição de fazer parte da família, autoridade, questões afetivas, culpa, conflitos delealdade, desejo de mutualidade, mágoas passadas não- resolvidas.

Na efetivação do recasamento o desafio maior é a aceitação de um modelo diferente de família com fronteiras permeáveis, com a inclusão do novo cônjuge-padrasto ou madrasta, realinhando os relacionamentos e arranjos financeiros em todos os subsistemas para permitir o entrelaçamento de vários sistemas; criar espaço para os...
tracking img