Recado ao senhor 903

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS – FIESC – 9º PERÍODO DE PSICOLOGIA – PROFESSOR: LENIEL AUGUSTO; ACADÊMICA: FERNANDA LIRA.

EXPLICAÇÃO DO SENTIDO DAVIDA DE ACORDO COM RUBEM BRAGA NA POESIA RECADO AO SENHOR 903 COM VISÃO EXISTENCIALISTA:

Segundo a Teoria Existencialista todas as pessoas são movidas por um projeto devida fundamental que é o projeto da auto-realização e o objetivo do existencialismo é levar novos sonhos para determinadas comunidades ou para que possam ter desejos esonhos diferentes.
O autor da crônica Recado ao Senhor 903 faz uma crítica à forma desumana que as pessoas estão vivendo não só nas grandes cidades, mas de uma forma geral,estão se tornando apenas números, empilhados entre dezenas de outros, ou seja, a vida está toda numerada: o número da casa, o número do táxi ou do ônibus, o número doleito do hospital e não o nome do paciente, o número da sala de trabalho e outros.
O morador do 1003 sabe que só ele e o oceano atlântico fazem ruídos fora dos horárioscivis, reconhece sua falta, promete não mais incomodar o vizinho do 903, pois quem trabalha o dia inteiro tem direito ao repouso noturno, mas deixa claro ao vizinho que nãoconcorda com a situação, pois as pessoas estão perdendo o contato humano se isolando e se limitando pelas normas que acabam com o convívio entre as pessoas.
Mas existeno 1003 um sonho de uma vida, onde seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo melhor, mas fraterno e humano, onde ao invés de apenas reclamar e exigir ocumprimento de leis e regulamentos as pessoas possam ser amigas umas das outras e agradeçam a Deus a beleza da natureza, o dom da vida, a amizade entre os humanos e o amor e paz.